Você sabia que a estrutura correta das tags H1, H2 e H3 pode transformar a performance do seu site?
Neste guia, vamos mostrar como aplicar essas tags de forma eficaz para otimizar seu SEO e tornar seu conteúdo mais legível e atrativo.
Continue lendo para dominar essa técnica essencial!
As heading tags H1, H2, H3 quando bem aplicadas deixam o SEO do seu site muito forte.
Isso acontece porque os mecanismos de busca usam essa formatação hierárquica do conteúdo para organizar melhor no índice e entregar algo mais preciso nas buscas.
Entretanto, se as tags forem utilizadas de forma incorreta podem prejudicar bastante a posição de sua página nos buscadores por este mesmo motivo.
Confira o índice clicável deste artigo:
Para que o leitor tenha uma boa experiência em seu site e isso influencie diretamente nas buscas, ele precisa estar bem organizado.
Ao organizar a página, divida os textos utilizando título e subtítulo. O método torna a leitura mais agradável e interessante para quem vai acessar o conteúdo.
Em uma dos principais formatos para SEO, o post para blog, o H2 é a tag mais usada, ela é utilizada para separar o conteúdo em sub tópicos e facilita a leitura para humanos e algoritmos. O recomendado é ter apenas um H1 na página, no título principal, já o H2 não tem limite e é recomendável usar sempre que tiver a oportunidade de separar o conteúdo, como neste artigo, o título acima “O que é h2, h3 e h1 e como…” está com a Tag H2.
Aqui vale lembrar que buscadores como o Google não usam suas tags ou o que fez na programação e conteúdo para determinar sua posição, ele monitora e usa o comportamento das pessoas que ele leva até seu site para identificar se seu conteúdo é, de fato, relevante.
Conforme visto acima, a experiência do usuário é muito importante no trabalho de marketing digital orgânico, é ele [O público] quem decide suas posições.
Os títulos bem organizados e de forma lógica, usando H1, H2, H3 (entre outros) são fatores impactantes nesta experiência do usuário.
A organização é importante porque impacta na experiência do usuário, este, por sua vez corresponde com um comportamento que indica que o conteúdo é relevante para ele, comportamento monitorado pelo Google.
Os dados deste comportamento é usado para definir a posição que ocupará nas buscas. Ou seja, quem manda nas posições é o seu púbico, foque nele.
Isso tudo, além de garantir a permanência no site, faz com que o interessado continue usando as buscas do Google e os produtos da empresa. Você terá o interesse do seu usuário e do Google também.
Lidar com pessoas é gerenciar seus interesses!
Lembre-se sempre, o cliente que o Google quer agradar são as pessoas que fazem as buscas, não é quem produz conteúdo, nem mesmo quem anuncia no Google ADS.
Quando uma empresa decide produzir um site, ela tem como um dos seus objetivos apresentar conteúdo sobre ela mesma. Há também outras metas como obter dados cadastrais, vender um produto, entre outros.
Para que o seu objetivo seja alcançado, dê destaque ao que há de mais importante na página. Para isso, use palavras-chaves utilizando de maneira natural na página e no conteúdo produzido.
Atenção: repetir a palavra-chave várias vezes não é recomendado. Explicaremos mais pra frente neste artigo.
Antes de utilizar o sistema “H”, você precisa saber o seguinte:
Com o texto organizado, é hora de saber quais itens serão usados no cabeçalho/ título e nas outras partes do conteúdo.
Deste modo, se alguém fizer uma busca (bem possível) como:
“opções de tênis para maratona pisada supinada nike“…
…fica mais fácil dos buscadores saberem que seu conteúdo tem isso e onde está localizado (você batendo o olho saberá onde se encontra essa resposta no exemplo acima, não?).
Usamos um pensamento lógico para encontrar a informação rapidamente, os algoritmos fazem o mesmo, aliás eles são programados para se aproximar ao máximo do nosso comportamento humano. Quem sabe a ilustração seguinte deixa tudo mais claro:
Este foi um exemplo de uma possível busca, mas tente imaginar para quantas outras possíveis buscas sua página estará preparada para receber se organizar seu conteúdo de uma forma lógica e respeitando seu usuário.
Todas as plataformas suportam Heading Tags. Cada navegador apresenta títulos em tamanhos ligeiramente diferentes.
Importante: Não é você quem define em qual palavra-chave irá aparecer, o Google é quem faz isso e para mais de uma palavra inclusive. No máximo, você poderá influenciar através do conteúdo.
Isso ocorre porque o Google define quando e qual posição suas páginas aparecerão com base no seu conteúdo e no sentido da palavra buscada. Para entender melhor como o novo algoritmo do Google (BERT) atua neste sentido, clique aqui!
Ficou com dúvidas sobre a utilização das Heading Tags H1, H2 e H3? Faça sua pergunta aqui nos comentários, respondemos todas e se quiser a respostas via WhatsApp, basta enviar o número com o DDD junto com a pergunta, nosso site está programado para omitir este dado publicamente.
Inscreva-se na nossa newsletter para receber estratégias exclusivas e atualizações valiosas diretamente no seu e-mail:
Comentários