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Como usar H1, H2 e H3 em sua estratégia e otimizar ainda mais seu conteúdo SEO

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imagem com um homem editando conteúdo no wordpress e TAGs H1 e H2 saindo da tela.

Então vamos lá…

As heading tags H1, H2, H3 quando bem aplicadas deixam o SEO do seu site muito forte.

Isso acontece porque os mecanismos de busca usam essa formatação hierárquica do conteúdo para organizar melhor no índice e entregar algo mais preciso nas buscas.

Entretanto, se as tags forem utilizadas de forma incorreta podem prejudicar bastante a posição de sua página nos buscadores por este mesmo motivo.

O que é h2, h3 e h1 e como as Heading Tags atuam no SEO

Para que o leitor tenha uma boa experiência em seu site (isso é o mais importante), ele precisa estar bem organizado.

Ao organizar a página, divida os textos utilizando título e subtítulo. O método torna a leitura mais agradável e interessante para quem vai acessar o conteúdo. 

Em uma dos principais formatos para SEO, o post para blog, o H2 é a tag mais usada, ela é utilizada para separar o conteúdo em sub tópicos e facilita a leitura para humanos e algoritmos. O recomendado é ter apenas um H1 na página, no título principal, já o H2 não tem limite e é recomendável usar sempre que tiver a oportunidade de separar o conteúdo, como neste artigo, o título acima “O que é h2, h3 e h1 e como…” está com a Tag H2.

Aqui vale lembrar que buscadores como o Google não usam suas tags ou o que fez na programação e conteúdo para determinar sua posição, ele monitora e usa o comportamento das pessoas que ele leva até seu site para identificar se seu conteúdo é, de fato, relevante.

O que influencia suas posições nas buscas

Conforme visto acima, a experiência do usuário é muito importante no trabalho de marketing digital orgânico, é ele [O público] quem decide suas posições.

Ilustração em vetor da página Serp do google Com uma posição destacada. SEO.

Os títulos bem organizados e de forma lógica, usando H1, H2, H3 (entre outros) são fatores impactantes nesta experiência do usuário.

A organização é importante porque impacta na experiência do usuário, este, por sua vez corresponde com um comportamento que indica que o conteúdo é relevante para ele, comportamento monitorado pelo Google.

Os dados deste comportamento é usado para definir a posição que ocupará nas buscas. Ou seja, quem manda nas posições é o seu púbico, foque nele.

Isso tudo, além de garantir a permanência no site, faz com que o interessado continue usando as buscas do Google e os produtos da empresa. Você terá o interesse do seu usuário e do Google também.

Lidar com pessoas é gerenciar seus interesses!

Lembre-se sempre, o cliente que o Google quer agradar são as pessoas que fazem as buscas, não é quem produz conteúdo, nem mesmo quem anuncia no Google ADS.  

Destaque o mais importante ou relevante

Quando uma empresa decide produzir um site, ela tem como um dos seus objetivos apresentar conteúdo sobre ela mesma. Há também outras metas como obter dados cadastrais, vender um produto, entre outros. 

Para que o seu objetivo seja alcançado, dê destaque ao que há de mais importante na página. Para isso, use palavras-chaves utilizando de maneira natural na página e no conteúdo produzido.

Atenção: repetir a palavra-chave várias vezes não é recomendado. Explicaremos mais pra frente neste artigo.

Como usar as tags H1, H2 e H3 de forma estratégica

Antes de utilizar o sistema “H”, você precisa saber o seguinte:

  1. A ideia principal do site;
  2. Os elementos que formam essa ideia;
  3. Como o conteúdo será dividido para melhorar o entendimento do público;
  4. Como os elementos serão ordenados para atrair visitantes;
  5. Por último, e não menos importante, saiba quem é o seu público↗ seus interesses e anseios bem como a expectativa dele em relação a sua empresa.

Com o texto organizado, é hora de saber quais itens serão usados no cabeçalho/ título e nas outras partes do conteúdo.

  • H1: Seu título principal, a síntese do que se trata o seu conteúdo/ página.
  • H2: Um subtítulo. Nele você apresenta uma parte do que compõe o seu conteúdo. Pode ter quantos achar necessário para uma boa experiência do seu público.
  • H3: Pense como um sub do H2. Use para subdividir, quando necessário, o conteúdo dentro do H2.
  • Outros H’s (H4, H5, H6) Estes use se for conveniente seguindo a mesma lógica apresentada até aqui.

Exemplo de aplicação

  • [H1] Tênis de corrida para maratona
    • [H2] Opções de tênis para pé chato.
      • [H3] Nike
      • [H3] Asics
      • [H3] Olympikus
      • [H3] Marca X
    • [H2] Opções para pisada supinada.
      • [H3] Olympikus
      • [H3] Nike
    • [h2] Modelos custo-benefício.
      • [H3] Nike
      • [H3] Asics
      • [H3] Olympikus

Deste modo, se alguém fizer uma busca (bem possível) como:

“opções de tênis para maratona pisada supinada nike“…

…fica mais fácil dos buscadores saberem que seu conteúdo tem isso e onde está localizado (você batendo o olho saberá onde se encontra essa resposta no exemplo acima, não?).

Usamos um pensamento lógico para encontrar a informação rapidamente, os algoritmos fazem o mesmo, aliás eles são programados para se aproximar ao máximo do nosso comportamento humano. Quem sabe a ilustração seguinte deixa tudo mais claro:

Este foi um exemplo de uma possível busca, mas tente imaginar para quantas outras possíveis buscas sua página estará preparada para receber se organizar seu conteúdo de uma forma lógica e respeitando seu usuário.

Todas as plataformas suportam Heading Tags. Cada navegador apresenta títulos em tamanhos ligeiramente diferentes. 

Importante: Não é você quem define em qual palavra-chave irá aparecer, o Google é quem faz isso e para mais de uma palavra inclusive. No máximo, você poderá influenciar através do conteúdo.
Isso ocorre porque o Google define quando e qual posição suas páginas aparecerão com base no seu conteúdo e no sentido da palavra buscada. Para entender melhor como o novo algoritmo do Google (BERT) atua neste sentido, clique aqui!

Ficou com dúvidas sobre a utilização das Heading Tags H1, H2 e H3? Faça sua pergunta diretamente no WhatsApp para nossa equipe, clique aqui.

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave.A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

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