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Você precisa de SEO?

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caderno em uma mesa com notas indicando pertencer a um profissional de SEO.

Hoje em dia, é muito difícil que um profissional ou empresário não precise fazer uso de estratégias de SEO, sigla em inglês que pode ser traduzida como Mecanismo de Otimização de Busca. Essa otimização consiste em melhorar a apresentação de um site em plataformas de busca, permitindo que ele seja exibido entre os resultados das pesquisas e que garanta uma boa experiência às pessoas que o acessam.

Se você precisa gerir o site do seu negócio e tem a necessidade de melhorar suas técnicas de SEO, aqui vão algumas instruções importantes para a sua necessidade.

Lendo os tópicos a seguir, você verá duas possibilidades de obter os benefícios que o SEO pode proporcionar: aprendendo por conta própria a aplicar as técnicas necessárias ou contratando um profissional da área. Para a segunda possibilidade, oferecemos também orientações de como fazer uma contratação segura e evitar cair em golpes. Confira!

Como aprender os princípios básicos de SEO

As orientações deste tópico são úteis, sobretudo, para quem administra pequenos negócios ou empresas locais. Se esse for o seu caso, é possível que você mesmo possa aprender a maior parte das técnicas de SEO de que seu empreendimento precisa para se manter ativo nos meios digitais.

Devemos considerar que uma das maiores plataformas de pesquisa na web atualmente é o Google. A empresa disponibiliza aos criadores de conteúdo a página de sua Central da Pesquisa Google, onde é possível obter uma série de informações importantes para criar e manter sites que atendam às necessidades das pessoas e sejam exibidos nos principais resultados das buscas feitas pelos usuários.

Essas informações incluem uma explicação de quais são os fundamentos da Pesquisa e como funciona cada uma de suas etapas. Além disso, são disponibilizados um Guia de SEO para iniciantes e uma série de vídeos que ensina como criar a presença online de uma empresa.

Sendo assim, nossa recomendação é buscar esses tutoriais oferecidos pelo próprio Google e, assim, dar os seus primeiros passos em SEO.

Caso você encontre dificuldades nesse aprendizado ou em sua execução, ou caso você, simplesmente, prefira não realizar por conta própria essa atividade, a alternativa mais indicada é contratar um SEO profissional.

Para isso, veja as orientações contidas no tópico a seguir.

Como e quando contratar um especialista em SEO

Primeiramente, é preciso que você saiba que as estratégias de SEO exigem certo tempo até que seus resultados sejam visíveis. Normalmente, é preciso um período de quatro meses a um ano desde o início dessa atividade até que se possa começar a perceber seus benefícios. Portanto, se a sua intenção é a de contratar um profissional da área, o melhor é fazer isso o quanto antes, para que sua empresa possa contar com as melhorias o mais rápido possível.

Os momentos mais propícios para a contratação de um SEO são quando você pretende fazer alterações no site ou quando planeja criar um novo site. Nessas ocasiões, é possível que todo o projeto seja pensado com o auxílio do profissional, de modo que todas as medidas tomadas sejam compatíveis e úteis para os objetivos pretendidos.

Mas, como escolher um SEO? Listaremos, a seguir, algumas medidas que contribuem para encontrar e contratar o profissional ideal para as suas necessidades:

  • faça uma entrevista com o SEO;
  • confirme as referências de negócio do SEO;
  • solicite uma auditoria técnica e de pesquisa.

Ao entrevistar o profissional ou a empresa de SEO, busque conhecer melhor seu trabalho. Para isso, você pode solicitar exemplos de serviços anteriores, conferir o quanto ele conhece seu setor e sua área de atendimento, perguntar se ele conhece e segue os Fundamentos da Pesquisa Google e pedir que ele explique que tipo de resultados espera poder oferecer e em quanto tempo.

As referências oferecidas podem ser confirmadas: você pode contatar os clientes anteriores do SEO e descobrir o que eles acham do serviço obtido.

Outra medida útil é pedir uma auditoria técnica e de pesquisa a respeito do seu site. Assim, você poderá saber o que o profissional (ou a equipe) acredita que deva ser feito para otimizar seu site. Lembre-se de que essa auditoria é um serviço e que, portanto, você precisará pagar para a sua realização.

Cuidados: dicas úteis para se proteger contra golpes

Imagem de planejamento de site em lousa

Além de buscar contratar um profissional realmente qualificado e adequado às necessidades do seu negócio, é preciso tomar alguns cuidados para evitar cair em golpes ou gastar dinheiro em serviços de eficácia duvidosa.

Para te auxiliar, organizamos aqui algumas diretrizes úteis para que você possa se proteger.

Suspeite de profissionais ou empresas de SEO que:

  • enviam e-mails inesperados e não solicitados;
  • garantem a classificação em primeiro lugar no Google;
  • não explicitem claramente o que pretendem;
  • oferecem esquemas de popularidade.

Fatores como esses podem ser indícios de golpes ou de serviços pouco confiáveis. É possível, por exemplo, que o suposto SEO faça uso de práticas ilícitas para direcionar navegantes da web para a sua página. Mesmo que essas estratégias gerem resultados rápidos, se elas violam as políticas de spam do Google, seu site pode sofrer um ajuste negativo em sua presença nos resultados das buscas ou até mesmo ser removido do índice da plataforma. Portanto, esteja atento e tenha sempre em mente as dicas aqui apresentadas.

Conclusão

Aqui, você pôde compreender como dar seus primeiros passos em SEO e como contratar um especialista na área caso sinta essa necessidade. Nossas dicas incluíram a indicação de fatores aos quais você deve se atentar para garantir uma contratação segura e eficaz para o seu negócio.

Para finalizar, oferecemos mais uma recomendação para quando você for contratar esse serviço. Dê preferência a agências que tenham experiência e qualificação na área de SEO e marketing de conteúdo. Essas empresas são geridas por especialistas que se mantêm atualizados em relação às tendências do mercado online e da Pesquisa Google. Além disso, elas contam com equipes de redatores preparados para garantir que seu conteúdo seja informativo, acessível e útil às pessoas que acompanham seu site.

Lembre-se de que a contratação desses serviços representa um investimento na manutenção e no crescimento de sua marca na web.

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave.A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

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