A plataforma dita se o conteúdo ou a pauta para blog será mais flexível ou não. Sendo institucional, tal flexibilidade ainda vale, porém, é preciso sempre ter em mente que se trata de uma ferramenta da própria empresa para se comunicar com seus públicos de interesse, bem como atender aos seus anseios.
Neste sentido, pare um momento e pense em qual público está mais propício a visitar o seu conteúdo para blog. É o mesmo que visita o site de sua empresa? É o mesmo que consome seus produtos ou serviços?
Para saber ao certo, verifique os dados de acesso do Blog e de seu site.
Ao acessar o Google Analytics de sua empresa, na barra lateral esquerda, procure por Público. Em Visão Geral, você encontrará itens que trata do local onde o acesso está vindo:
Muitas informações que podem moldar uma campanha feita, mas, para o blog, se atente ao país e o dispositivo de onde acessa.
Ainda no item Público, clique em Públicos e você encontrará gráficos com a idade das pessoas que visitam seu site, o sexo e a categoria de interesse. Neste último, trata-se do que estas pessoas buscam na internet, por exemplo, esportes, eletrônicos, viagens.
Dentro do seu Google Analytics é hora de analisar o que é mais acessado em seu site.
Este dado é importante para definir a pauta para seu blog. Veja:
No menu lateral esquerdo, clique em Comportamento, abra o item Conteúdo do site e, em seguida, abra Páginas de Destino.
Neste item você verá quais são as páginas mais acessadas e, a partir daí, poderá determinar com mais clareza os assuntos que sua audiência mais tem interesse. Nesta página, analise:
Claro, aferir completamente todas as variáveis é o ideal, mas apenas estas já lhe dirão muita coisa.
Faça uma lista por assunto mais acessado (partindo dos que mais tem acesso, em ordem decrescente). Cinco assuntos já é o suficiente e poderá gerar mais pautas.
O público já foi identificado, os assuntos mais acessados também já foram encontrados.
A pesquisa confere com o que você tinha em mente? Não precisa responder aqui =)
Na sua lista de itens mais acessados, o que poderia ser destrinchado, ou melhor dizendo, o que poderia render mais artigos?
Quando estamos imersos em um projeto ou uma empresa, sabemos como buscar pelo serviço ou produto que oferecemos na internet.
O que não levamos em consideração é a maneira como o cliente ou possível cliente realiza esta pesquisa. Então, volte uns passos para trás e tente pensar como seu cliente, se coloque em seu lugar. Como você, leigo do assunto, faria uma pesquisa? Que termos utilizaria?
Parece simples, mas não é. Como foi dito, é comum estar imerso ao seu projeto, por isso, torna-se muito difícil pensar como cliente.
Você precisará se esforçar para encontrar a palavra-chave que quer trabalhar no texto para blog. Já está definido possíveis temáticas para seu texto, agora, é necessário fazer uma lista com termos ou frases com que as pessoas buscariam por este assunto.
Somente liste.
O segundo passo é abrir o seu Google Adwords. Você irá pesquisar frase por frase e verificará quantas buscas por este tema existem, ou seja, é útil.
No menu superior do Adwords, clique em Ferramentas, em seguida, na coluna Planejamento, clique em Planejador de palavras-chave.
Coloque a frase no campo especificado e inicie a pesquisa. Se a frase for constantemente utilizada, ela irá aparecer na íntegra e ao lado a média de buscas mensais por ela. O conteúdo para blog deve se pautar nestes dados para que os textos sejam mais precisos e correspondam às expectativas dos leitores.
A palavra-chave deve ter relação com o tema do seu texto, claro. E agora é só escrever.
Se você não sabe como escrever, leia também Como qualquer pessoa pode escrever um artigo para blog que converta aqui.
Percorrido todo este caminho, é a hora de escrever. Enquanto uma agência de Relações Públicas especializada em conteúdo, seguimos algumas dicas do livro Redação em Relações Públicas, de Marina Martinez Nunes.
E aí? Clareou as ideias? Conta aqui nos comentários o que achou!
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