Facebook

Como colocar seu site no Google?

Por em
Como colocar seu site no Google?

Muitas pessoas criam e lançam seus sites no Google, mas não são todos que são considerados relevantes pelo buscador. Assim, existe uma série de fatores que impactam nesse processo. Portanto, vale a pena entender melhor como isso funciona.

É possível fazer seu site aparecer no Google?

O Google tem um sistema muito complexo para reconhecer e ranquear os sites. Diante disso, é possível dar destaque a uma página, contanto que ela atenda os requisitos criados pela empresa.

Para aparecer no maior buscador do mundo, você pode investir em diversas estratégias. Assim, têm-se opções pagas e gratuitas que merecem a sua atenção.

Estratégias gratuitas

Quem domina conceitos de marketing e internet sabe que gerar tráfego orgânico para um site é essencial. Dessa forma, você deve usar algumas técnicas, como as listadas abaixo:

  • descrição de produtos;
  • meta tag description;
  • títulos atrativos;
  • URLs organizadas e seguras;
  • navegação intuitiva.

Descrição de produtos

Caso a página seja um e-commerce, seus produtos precisam ter descrições completas. Portanto, o foco é deixar claro para que ele serve e como vai ajudar o cliente. Além disso, no texto, use palavras-chave usadas pelos usuários para fazer pesquisas no Google.

Agora, caso seu site seja um blog, por outro lado, essa estratégia muda um pouco. Então, nesse cenário é preciso se preocupar com conteúdo de valor. Assim, tudo o que você posta deve ser relevante e contribuir para uma boa experiência do usuário.

Meta Tag Description

Esse termo se refere a descrição em forma de texto que fica logo abaixo do nome do site na página do Google. Portanto, ela tem a função de explicar para o leitor de modo conciso o conteúdo que ele vai encontrar ali.

Títulos atrativos

Não é possível ranquear em uma plataforma de busca se você não criar títulos atrativos para os seus posts. Então, invista em elementos curtos e adequados para cada conteúdo. Assim, todos os usuários saberão do que se trata cada postagem.

Qualquer site bem otimizado pode ganhar destaque no Google. Imagem de Photomix Company no Pexels.

URLs organizadas e seguras

Suas URLs precisam ter nomes organizados e condizentes com o que a página propõe. Perceba como o título, a meta tag e a URL precisam estar alinhados para mostrar o seu público que tipo de conteúdo ele vai acessar.

Uma dica na hora de formar os links é evitar números ou uma combinação de palavras grande. Afinal, esses detalhes afetam de forma negativa a busca no Google. Deixe tudo o mais claro e simples possível.

Com relação à segurança, invista em medidas de proteção para o seu site. O buscador não ranqueia páginas que podem causar problemas aos usuários.

Navegação intuitiva

A sua página precisa ter uma navegação simples, fluída e leve. Assim, os visitantes devem transitar entre as abas sem nenhum obstáculo. Então, tenha um site organizado, com um design intuitivo e que seja agradável aos olhos.

Vale lembrar que boa parte das estratégias citadas acima fazem parte do que se chama de SEO. Dessa forma, a sigla se refere a técnicas usadas para conseguir mais tráfego orgânico para uma página.

Elas já se mostraram ser bem eficientes ao longo do tempo. Inclusive, nem todo mundo domina as ferramentas necessárias para executar as dicas acima. Então, nesse caso, o ideal é contratar alguém especialista no assunto para ajudá-lo.

Estratégias pagas

Além das estratégias orgânicas, existem outras maneiras de tornar o seu site relevante para o Google. Dessa forma, também considere investir em soluções pagas, como, por exemplo:

  • rede de pesquisa;
  • rede de display;
  • remarketing.

Rede de pesquisa

Sempre que alguém faz uma pesquisa, alguns resultados aparecem em destaque logo na parte superior da página. Assim, eles são anúncios e servem para posicionar bem o site.

Quem deseja ter um espaço ali, precisa fazer parte de um leilão de palavras-chave. Nele, você paga uma certa quantia para a plataforma, em troca de ganhar mais destaque no buscador.

Rede de display

Este é outro tipo de propaganda bem usada também. Então, aqui o anúncio da sua página aparece em outros sites. Ele fica no canto da página, em formato quadrado ou retangular.

Você pode escolher entre exibir fotos ou vídeos. Além disso, a rede de display tem uma divulgação segmentada, sempre conforme o público-alvo.

Remarketing

Essa é uma estratégia bem eficiente para quem tem e-commerce. Dessa forma, é um anúncio que busca atrair pessoas que já visitaram o site, mas não compraram nenhum produto.

Estratégias específicas

Você ainda precisa prestar atenção em outras técnicas específicas que vão ajudar sua página. Assim, confira algumas delas agora:

  • pessoa ou empresa;
  • conteúdo digital;
  • informações locais.

Pessoa ou empresa

Nesse caso, se você tem um site pessoal ou institucional, algumas ferramentas são úteis. Então, o Google for Retail promove seus produtos no Google Offers ou Shopping. Além disso, o Google para PMEs é um sistema voltado para empresas apenas.

O Street View permite que os clientes façam um tour virtual pelo seu negócio. Ainda mais, outros recursos interessantes são:

  • card pessoal: adiciona um card sobre você nas pesquisas do buscador;
  • painel de informações: permite que o dono da página mude seu conteúdo.

Conteúdo digital

Existem diversas formas de conteúdo digital hoje em dia e todas elas ajudam seu site. Então, o Google Livros permite que você deixe seus e-books a venda na plataforma. Além disso, o Acadêmico te ajuda a adicionar trabalhos acadêmicos no Google.

Com o Google Notícias, é possível aparecer nos resultados de busca dessa sessão. Em resumo, veja qual é o melhor recurso para promover o tipo de conteúdo que sua página oferece.

Informações locais

Caso deseje ter informações locais presentes no buscador, é possível usar as seguintes soluções, confira:

  • Photo Sphere: permite fotografar o mundo com imagens 360º;
  • Transit Partner Program: facilita trajetos, perfeito para quem usa transporte público;
  • Upload de dados geográficos: publique informações se for uma fonte oficial.

Perceba que existem opções para quaisquer tipos de negócios. Então, não importa o nicho do seu site, é possível fazê-lo ganhar destaque no Google.

Vale a pena fazer uma página aparecer no Google?

Quem deseja ter um site bem-sucedido precisa seguir as regras do Google. Então, use as dicas acima para alavancar a sua página. Tudo o que foi citado são pontos que essa plataforma leva em conta ao posicionar sites nos resultados de busca.

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave.A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

Comentários