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5 dicas para estruturar um artigo de blog

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Foto de uma mesa com um computador, uma xícara de café e um caderno de notas.

A utilização de blogs é útil para empresas de todos os setores. Incluir no site do empreendimento uma área com artigos de blog faz com que a empresa se apresente de maneira mais convidativa às pessoas que navegam na internet.

Ver checklist para blog

Os artigos, geralmente, apresentam conteúdos que instigam a curiosidade de seu público-alvo, fazendo com que ele se interesse por acessar o site de uma determinada empresa. Com a devida estruturação, os blogs podem ser uma ótima estratégia de comunicação empresarial para obter novos clientes.

Porém, como fazer para que o blog de sua empresa realmente alcance os objetivos que você vislumbra? Para responder a essa pergunta, separamos algumas orientações que podem te ajudar nesta empreitada.

5 dicas para estruturar um artigo de blog

1 – Defina o seu público-alvo (acredite, poucos fazem)

Essa é uma das mais importantes dicas para estruturar um artigo de blog. Sem saber com quem se quer falar, é impossível saber como se deve falar e o que falar.

Qual é o perfil das pessoas que se interessam pelos produtos ou serviços de sua empresa?

  • Faixa etária,
  • classe social,
  • local onde residem,
  • cargo no emprego que tem,
  • entre outras informações.

Tudo isso interfere na forma como o conteúdo deverá ser construído.

Estudar o público antes de escrever é algo que poucas empresas fazem, leva tempo e demanda esforço, mas se fizer se destaca, afinal… Em terra de cego quem tem um olho é rei.

Podemos imaginar, por exemplo, o caso de uma empresa que comercializa equipamentos para empreendedores especializados em uma determinada área de produção industrial. Nesse caso, é útil mencionar termos técnicos que serão devidamente compreendidos por esse público.

Já nos casos em que o público consumidor não seja necessariamente especializado no assunto, torna-se mais interessante focar nas aplicações do produto ou outros assuntos relacionados que sejam acessíveis a esse público. É por isso que, entre as dicas para estruturar um artigo de blog, a definição do público-alvo deve sempre estar entre as primeiras, pois trata-se de um fator que influencia todas as escolhas posteriores.

2 – Faça o levantamento e a organização das informações que sua empresa tem a oferecer

Após definir com clareza quem é o público-alvo que se deseja atingir com o artigo, você pode se perguntar quais assuntos relacionados às atividades da sua empresa são de interesse desse público.

É interessante selecionar os assuntos que valorizam o trabalho realizado pela empresa e, ao mesmo tempo, instigam a curiosidade dos visitantes do blog.
A qualidade das informações é crucial para que o leitor não se sinta “enrolado”.

Empresas que oferecem conteúdos relevantes têm maior chance de conquistar a confiança de seus clientes. A apresentação de bons conteúdos sugere que a sua empresa está estabelecendo uma comunicação de transparência com o público. Isso faz com que o visitante do blog se sinta seguro para querer saber mais a respeito da empresa e de suas ofertas.

3 – Escolha a melhor forma para comunicar o conteúdo

Esse é o momento de elaborar a estrutura propriamente dita. Entre as dicas para estruturar um artigo de blog, podemos encontrar inúmeros formatos de texto:

  • tópicos,
  • dicas enumeradas,
  • argumentação (com introdução, desenvolvimento e conclusão),
  • conte uma história,
  • relate um caso,
  • artigo de opinião (assinado por uma pessoa),
  • etc.

São diversas as formas utilizadas para a organização do conteúdo em blogs.

Ilustração de uma pirâmide de cabeça para baixo.

Conheça esta estrutura que o jornalismo usa há décadas. Muito útil para blog!

A escolha por essas estruturas não varia apenas de acordo com o conteúdo, mas também com o tipo de relação que se pretende criar com o leitor (por este motivo a primeira dica é tão importante).

O que você pretende obter dos visitantes do seu blog? O objetivo é alcançar novos clientes? Oferecer a prestação de serviços? Isso interfere diretamente na escolha da melhor estratégia de abordagem.

Muitas vezes, os artigos de blog não são diretamente utilizados para a oferta dos produtos/ serviços. Em geral, eles servem como uma forma de aproximação dos clientes em potencial, fazendo com que eles se interessem pela comunicação de sua empresa e, posteriormente, sejam convidados a saber mais a respeito do que o empreendimento oferece.

4 – Mão na massa

Depois de todas essas dicas para estruturar um artigo de blog, resta colocar a mão na massa e iniciar a produção desse conteúdo! É o momento de preencher a estrutura montada.

Aqui é muito importante não se esquecer do objetivo principal: se comunicar diretamente com o público-alvo. É importante não perder esse foco, pois, caso contrário, a escrita corre o risco ficar sem direcionamento. É comum, em casos como esses, que o texto passe a discorrer sobre assuntos demasiadamente técnicos, ou que fogem ao assunto que realmente interessa ao leitor.

Foque naquilo que seus clientes realmente podem se interessar!

Já fizemos aqui um passo a passo e periodicamente realizamos atualizações nele, você pode usar para compor seus artigos de forma mais assertiva:

5 – Conte com o apoio de especialistas na produção de conteúdo

Essa é provavelmente a dica mais valiosa a respeito de como criar bons artigos de blog para a sua empresa: contar com o trabalho de agências virtuais que produzem conteúdo para internet.

Mais do que conhecer profundamente as melhores dicas para estruturar um artigo de blog, as agências que atuam na produção de conteúdo têm experiência e especialização. Esses fatores são muito importantes para que o blog de sua empresa realmente estabeleça uma boa relação com o leitor.

Além disso, essas empresas possuem recursos para elaborar uma boa estratégia de marketing de conteúdo. As estratégias utilizadas por agências especializadas têm a capacidade de elevar o número de visualizações do blog, fazendo com que seu site ganhe autoridade na internet.

Dicas para estruturar um artigo de blog

A utilização dos recursos corretos possibilita que o site de uma empresa obtenha melhores resultados quando seus clientes realizam pesquisas nos sites de busca.

Imagine a quantidade de possíveis clientes que estão agora mesmo navegando por buscadores como o Google, realizando pesquisas a respeito de assuntos pertinentes ao trabalho realizado pela sua empresa. Uma boa agência pode fazer com que o seu conteúdo seja destacado pelos sites de busca, fazendo com que um simples artigo de blog se torne a porta de entrada de novos clientes.

Não deixe de conferir: Como o BERT, novo algoritmo do Google, vai mudar a forma como se escreve um artigo para blog

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave.A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

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