Sim, uma empresa tem mais de um público, podendo ser colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores.
Quem tem um negócio próprio, independente do tamanho que tenha, precisa ser assertivo quanto ao público que deseja atingir.
Com as constantes mudanças nas plataformas da internet, e até mesmo a migração de lojas físicas para e-commerces, chamar a atenção do público certo pode ser um desafio.
Neste artigo você aprenderá como aferir com um olhar mais crítico os dados de acessos de seu site, além de aprender o que é cada termo de maneira bem simplificada.
A primeira coisa a se fazer é sentar e exercitar a sua paciência já que você precisará analisar todos os dados possíveis das suas redes sociais e sites.
Uma das estatísticas que você não pode deixar de analisar minuciosamente é o dado demográfico, isto porque reúne uma série de informações importantíssimas para iniciar um plano, como faixa etária, sexo, localização e outros (depende da plataforma). Lembrando aqui que tais informações podem ser usadas para criar campanhas pagas.
Note: acessar seu site ou e-commerce não significa que a pessoa consumiu seu produto, comprou algo. Este tipo de estatística é diferente e não iremos abordá-la aqui.
Voltando ao dado demográfico, se você usar o Google Analytics para acompanhar os acessos de seu site, no menu lateral esquerdo, vá a Público-alvo\ Informações Demográficas. Neste local você poderá filtrar conforme sexo ou idade. Mais abaixo, em Geográfico, o filtro pode ser o local.
No item Comportamento\Novos x recorrentes, você identificará quantos são os novos visitantes e quantos são os que retornaram ao seu site.
Se você produz conteúdo frequentemente para o seu site e há acessos, é porque está chamando atenção, mas apenas isso não basta para ser considerado um bom texto.
Antes disso, como identificar as páginas que estão sendo acessadas?
No seu Analytics clique em Comportamento\Conteúdo do site\Páginas de destino. Se abrirá dados sobre todas as páginas acessadas, quantas pessoas acessaram (nº dado por página), quantos são os novos usuários, e mais.
Importante clarificar alguns termos que você encontrará no Google Analytics:
Mas, para que a sessão seja realmente contabilizada, é necessário que o usuário navegue mais de uma página, além da que entrou, senão, não entrará nas estatísticas.
Outras métricas para ficar de olho!
É importantíssimo mencionar aqui que entender o que cada dado diz, não significa que sua análise está completa. É necessário um outro olhar, juntar os dados e entender o que eles significam para seu site de maneira conjunta. Saber como usar os dados provenientes na ferramenta Google Analytics é chamado de Web Analytics e é algo muito mais amplo.
Mas nem só de análise vive um site, correto? É preciso fazer uso dos dados encontrados para melhorar cada vez mais sua performance, otimizar o site tornando-o mais rápido e atraente, investir em textos de qualidade para seu público, bem como em imagens relevantes. Há muita coisa que pode ser feita.
Este é um assunto longo que, assim como a análise de estatísticas, precisa de tempo, esforço e muitas mãos para ser identificado.
E se quiser saber mais sobre como identificar os públicos da sua empresa de maneira geral (não apenas na internet), acesse este artigo aqui.
Saber com quem falar é o primeiro passo para criar o conteúdo certo que o agradará, chamará a atenção e iniciará um relacionamento. Um dos livros mais interessantes sobre o assunto é o Públicos: Como Identificá-los em nova visão estratégica, do Professor Fábio França. É um relações públicas especializado em públicos e vale muito a pena ler o livro.
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