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Você sabe se comunicar de maneira efetiva com seu público-alvo?

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Imagem de um homem usando uma lata com barbante para se comunicar

Executar ação corretamente pode impulsionar diversos resultados positivos

Além de delimitar corretamente o público-alvo de uma companhia, é fundamental aplicar as estratégias de comunicação corretas para aumentar as chances de sucesso de ações publicitárias e de marketing. Através delas, sua empresa pode:

  • ampliar a popularidade da marca dentro e fora do nicho de atuação;
  • incentivar a tomada de ação potenciais compradores;
  • melhorar a relação com consumidores estabelecidos.

Quer saber mais sobre como desenvolver uma comunicação de maneira efetiva e entender como executar essa ação com seu público-alvo? Continue no nosso artigo.

Para começar, o que é o público-alvo?

Via de regra, o público-alvo é um recorte social que visa orientar as ações de uma empresa. Essa delimitação é desenvolvida de maneira abrangente, buscando estabelecer os hábitos de consumo de potenciais compradores.

Apesar de distinto, esse conceito se complementa com a ideia de persona, um indivíduo semi-ficcional mais minucioso usado para estruturar esse mesmo direcionamento.

Como esse padrão é definido?

Assim como em todas as camadas organizacionais, estabelecer o público-alvo deve ser uma ação extremamente embasada, fundamentada em diversos estudos. Através dessas medidas, serão definidos detalhes sobre esse grupo, que serão usados para aplicar uma comunicação eficiente no futuro.

Como se comunicar de maneira eficiente com seu público-alvo?

Uma vez determinado esse recorte, é necessário estudar a linguagem e a postura a ser adotada. Assim como os tópicos anteriores, esse passo se desenvolve através de muitas pesquisas de mercado, visando acompanhar mudanças e as transformar em oportunidades frutíferas.

  • Linguagem

Conforme apontou um levantamento produzido pela Catho, divulgado em junho de 2021, “(…) os erros de português em currículos são fatais e deixam de fora processos seletivos que os cometem”. Segundo a empresa, 34% dos entrevistados consideram esse ponto o principal critério para eliminar candidatos.

Perceptível desde a base corporativa, essa postura de propaga em diversas outras camadas, como sugere o estudo Make no mistake? Exploring cognitive and perceptual effects of grammatical errors in news articles, desenvolvido por Alyssa Appelman e Mike Schmierbach e publicado em novembro de 2017. No trabalho, os pesquisadores indicam que falhas gramaticais graves em produtos jornalísticos afetam diretamente a credibilidade e a qualidade desses materiais.

Em Os efeitos de erros gramaticais na credibilidade da notícia, de novembro de 2018, Rebeca Garcia Meireles ainda destaca:

Em linhas gerais, todos esses dados não sugerem que a linguagem formal é sinônimo para sucesso, pelo contrário. Assim como ressaltou a autora citada anteriormente, é fundamental adaptar essa abordagem às necessidades e vontades de cada grupo, e não somente no aspecto do idioma.

“(…) a conclusão é que ainda importa escrever corretamente em meios digitais, no entanto, os efeitos serão ampliados em indivíduos que se importam com a ortografia”.

  • Postura

A abordagem a cada público-alvo deve se moldar conforme diversas variações, desde a linguagem, citada anteriormente, até os ambientes em que esses conteúdos serão veiculados. Por isso, mais uma vez, essa ação deve ser estruturada através de diversos estudos. Alguns pontos podem ajudar nessas definições, como:

Estudar os espaços frequentados pelo público-alvo

Apesar de sugerir ambientes físicos, esse ponto é amplo e também deve compreender espaços virtuais. Ambos devem ser mapeados pelas companhias, visando entender os movimentos do público-alvo (ou da persona) e direcionar investimentos cada vez mais precisos.

Em geral, muitas empresas tendem a considerar aplicações generalistas, buscando marcar presença em diversas redes sociais, por exemplo, mesmo que isso se desenvolve de maneira vazia. No entanto, a depender do cenário, isso pode representar um desperdício de recursos.

Afinal, materiais usados no Facebook, Instagram, TikTok e Twitter podem mudar completamente conforme exigências da plataforma e, dentro delas, ainda se alterar em relação ao público-alvo. Por isso, as análises devem ser específicas, norteando ações futuras de maneira detalhada.

Observar resultados

Imagem de mulher analisando dados no Google Analytics

Analisar resultados fornecidos por análises constantes deve ser uma das ações indispensáveis em qualquer canal de comunicação corporativo. Além de estabelecer dados sobre o presente e criar um registro histórico, essas medidas esboçam os movimentos futuros de cada marca.

Portanto, é fundamental direcionar essas atividades a profissionais qualificados, que possam mensurar ações de mercado e compreender corretamente cada nuance dos setores em que essas empresas atuam ou pretendem expandir.  

Verificar pareceres

Apesar de consideravelmente parecido com o ponto anterior, destacamos a verificação de pareceres, ou análise de feedback, por ser uma medida extremamente relevante em praticamente (ou todo) setor.

Através dessa ação, é possível estreitar a relação com compradores e potenciais consumidores, ampliando o público-alvo a partir de uma estratégia extremamente eficiente.

A partir da lapidação e da aplicação de todos esses pontos, a abordagem comunicativa deve auxiliar na edificação de um crescimento constante nesse recorte.

E agora?

Apesar de não ser um processo rápido, aliar a linguagem e a postura promove fortemente o potencial de empresas inseridas nesse meio. Através dessa ação, a comunicação com o público-alvo deve se desenvolver de maneira cada vez mais dinâmica e eficiente, melhorando diversos resultados a curto, médio e longo prazo.

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave.A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

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