Eu sei, estamos na metade do ano e já passou da hora de publicar este tipo de conteúdo.
Explico… Tivemos a consolidação de muitas IAs e o grande Core update do Google em maio, entre outros eventos que deixaram tudo muito incerto para que se publicasse algo assim, com este título, no começo do ano.
Praticamente mudou tudo no SEO.
O mundo do SEO está em constante evolução e sei que sabe disso. Para 2024, as técnicas avançadas de SEO incluem 1. estratégias emergentes, 2. o uso de inteligência artificial e as mais recentes 3. atualizações dos algoritmos do Google.
Pretendo apresentar isso da forma mais simples e direta possível, mas se sentir que falta algo, coloque nos comentários que respondo. Vamos pela ordem:
Estratégias emergentes
Como sempre as estratégias de SEO estão se adaptando às novas tecnologias e comportamentos dos usuários.
E é assim que devemos pensar daqui para frente: o cliente do Google não é você, que cria conteúdo, nem os gestores e empresas que pagam para aparecer. O único com quem o Google realmente se preocupa são as pessoas que fazem as buscas.
Com isso em mente analise algumas das tendências mais significativas que separei:
SEO de Busca por Voz: Com o aumento dos assistentes virtuais como Alexa e Google Assistant (que talvez suma quando o Gemini se popularizar), otimizar seu conteúdo para consultas de voz é essencial. Identifique como o seu público-alvo se refere ao seu serviço ou produto, uma dica é conversar com a pessoa que faz o atendimento deste público.
Vídeo SEO: O vídeo continua a ganhar popularidade. Otimizar vídeos no YouTube e outros canais pode trazer grandes benefícios de SEO.
SEO Local Avançado: Com o crescimento das buscas móveis, o SEO local se torna ainda mais crucial. Utilize Google Meu Negócio e otimize para “perto de mim” pesquisas. Vale apena considerar isso para sites de negócios locais também, pense se pode oferecer algo útil em seu site antes.
Conteúdo Interativo: Indo direto ao ponto… Ferramentas como quizzes, enquetes e calculadoras não só engajam os usuários, mas também melhoram o tempo de permanência no site e a taxa de engajamento média do site aumenta muito. A taxa média de engajamento é fator de ranqueamento, a taxa individual da página não.
Inteligência artificial no SEO
Ainda é um tema polêmico no mundo do SEO, mas é inegável que a IA está revolucionando a forma como analisamos e otimizamos o conteúdo. No entanto, pedir para a IA criar todo o conteúdo é um tiro no pé.
A documentação do Google diz é permitido o uso de IA como assistente de conteúdo, mas alerta que conteúdo em excesso gerado por IA será considerado SPAM pelos algoritmos. O que define “conteúdo em excesso”? Isso varia conforme o nicho, e, como de costume, o Google não fornece detalhes específicos sobre isso. Logo, qualquer coisa pode ser classificado como Spam se usar IA de forma demasiada.
Sabemos que o engajamento é crucial para ranquear. Um conteúdo feito por IA, por melhor que seja, tende a ter, naturalmente, um engajamento menor. Se o risco de ser considerado SPAM não é motivo suficiente para você escrever conteúdo humanamente, a certeza de um engajamento maior deve ser.
Mas use IA como suporte para otimizar o seu tempo. Considere:
Ferramentas de IA para Conteúdo: Ferramentas como o GPT-4 ajudam a criar conteúdo otimizado com base em análises de palavras-chave e tendências de busca. Isso, por si só, já é muita coisa, poupando, no mínimo, 50% do tempo necessário para escrever um bom conteúdo. A IA é melhor em sugerir temas, palavras-chave e tendências do que em escrever e despertar engajamento. Utilize também para revisar a gramática, pois é excelente para isso.
Análise Preditiva: Usar IA para prever quais tópicos e palavras-chave terão um bom desempenho no futuro. Talvez seja necessário conciliar o uso de mais de uma IA para isso.
Chatbots e Assistentes Virtuais: Melhoram a experiência do usuário e podem fornecer dados valiosos sobre comportamento e intenção dos visitantes. Para ficar mais claro, lembre-se de que sugeri acima levantar como o seu público se refere ao seu produto ou serviço. Essas IAs de atendimento podem fazer esse levantamento para você em segundos.
Entender e usar análise de dados no SEO é cada vez mais essencial e não podia ficar sem citação aqui nesta lista, mas isso é tão importante que fiz um artigo dedicado: Utilizando análise de dados para melhorar sua estratégia SEO. Veja se tiver coragem.
Atualizações dos algoritmos do Google
O Google continua a atualizar seus algoritmos para melhorar a qualidade dos resultados de busca. Algumas atualizações recentes e esperadas são:
Core Web Vitals: A experiência do usuário é fundamental. Fatores como LCP (Largest Contentful Paint), INP (Interaction to Next Paint) e CLS (Cumulative Layout Shift) são cruciais. ver documentação completa.
Mobile-First Indexing (Indexação para dispositivos móveis): O Google prioriza a versão móvel dos sites. A indexação voltada para dispositivos móveis significa que o Google predominantemente usa a versão móvel do conteúdo para indexação e ranqueamento. Isso ocorre porque a maioria dos usuários agora acessa o Google através de um dispositivo móvel. Certifique-se de que seu site é totalmente responsivo e otimizado para dispositivos móveis. Ver documentação completa.
E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness): Conteúdo de alta qualidade, escrito por especialistas e em sites autoritativos, continua a ser uma prioridade. Conteúdo é o coração do SEO e todos estão cansados de saber, vale apena e muito se aprofundar nessa atualização, você pode ver um resumo no artigo Fundamentos de SEO segundo o proprio Google. ou Ver documentação completa.
Repare que o destaque está nos itens que mais impactam a experiência do usuário. No SEO, tudo converge para a experiência do usuário, e essa experiência é medida, entre outras formas, principalmente pela taxa de engajamento.
Implementação de técnicas avançadas
Para implementar essas técnicas de forma eficaz, siga estas etapas na ordem:
Auditoria de SEO: Realize uma auditoria completa do seu site para identificar áreas de melhoria.
Otimização de Conteúdo: Use ferramentas de SEO para otimizar o conteúdo existente e criar novos conteúdos com base em palavras-chave e tendências. Vale usar IA para te ajudar aqui, tente perguntar qual a melhor forma de colocar a palavra-chave no título ou coloque um link de post e pergunte quais pautas pode criar como complemento e gerar link para o post.
Análise de Desempenho: Monitore regularmente o desempenho do seu site usando ferramentas como Google Analytics e Search Console. Dica: Estabeleça hipóteses ou um alvo antes de acessar tantos dados e números, isso vai te guiar para uma conclusão assertiva em menos tempo e vai te poupar momentos de aflição vendo muitos dados.
Tabela: Ferramentas de SEO e suas funcionalidades
Ferramenta
Função Principal
Benefícios
Google Analytics
Análise de tráfego e comportamento dos usuários
Insights detalhados sobre os visitantes e suas ações
Google Search Console
Monitoramento de desempenho nos resultados de busca
Dados sobre impressões, cliques e posição de palavras-chave
Identificação de oportunidades de link building e SEO
SEMrush
Análise abrangente de SEO e concorrência
Ferramentas para pesquisa de palavras-chave e análise competitiva
Moz Pro
Rastreamento de classificação e análise de backlinks
Otimização de páginas e insights de link building
Mais detalhes sobre essas e outras ferramentas clique aqui.
Manter-se atualizado com as técnicas avançadas de SEO é crucial para qualquer estratégia digital. Utilizando estratégias emergentes, inteligência artificial e acompanhando as atualizações dos algoritmos do Google, você pode garantir que seu site permaneça competitivo e visível nos motores de busca. Implementar essas técnicas não só melhora seu ranqueamento, mas também a experiência do usuário e, consequentemente, as conversões.
Com estas técnicas avançadas, você estará bem preparado para enfrentar os desafios do SEO em 2024 e além.
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Henrique Souza
Relações Públicas e fundador da Agência Clave. Blogueiro de diversas empresas e promotor de práticas digitais mais honestas e transparentes. Um eterno orgulhoso das boas avaliações que recebe de seus clientes. Um brasileiro otimista.
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