Tão importante quanto planejar formas para conquistar novos clientes, as empresas precisam olhar com mais atenção para seu público interno. Não pense que por estarem trabalhando em sua empresa que está tudo certo.
Não estamos falando de tempo chuvoso ou ensolarado, mas do clima corporativo na empresa.
Nem sempre está favorável por muitos fatores, cabe aos gerentes administrar a equipe para manter o clima leve, apesar de metas a serem batidas e de toda a pressão.
Quando o clima não está bom, o seu público interno, seus colaboradores, não ‘rendem’ em suas atividades tanto quando poderiam, para dizer o mínimo.
Dependendo da situação, a vida particular pode ser afetada também. E ao fim, todos perdem com um colaborador que não está feliz.
Quando o clima está ruim e nada é feito para mudar, o público interno se sente desamparado e para de ser sua principal divulgação.
É isso mesmo, os colaboradores fazem a melhor publicidade que uma empresa pode ter.
Aqui no Blog da Agência Clave você encontrará alguns artigos tratando de Comunicação interna, acesse!
Tão importante quanto parar um tempo e planejar o marketing para sua empresa é a comunicação interna a fim de falar e ouvir diretamente seus colaboradores.
Com a evolução da tecnologia e da própria comunicação, as ferramentas para usar a seu favor estão cada vez mais eficientes. É o caso de:
Ademais, permitir a participação de seu público interno na tomada de decisões importantes, principalmente nas que irão alterar de alguma maneira a vida dos colaboradores é outra ação que pode ser planejada. Pense em quais decisões todos se sentirão confortável em contar com a opinião de terceiros e, caso exista qualquer incômodo, repense a estratégia.
Ter sua opinião considerada em alguma decisão da empresa faz com que o colaborador se sinta pertencente e se sinta bem no local. Daí em diante é tudo um ciclo. Público interno feliz, trabalha feliz e melhora o clima da empresa, gosta do faz e divulga a sua marca naturalmente. E convenhamos, nenhum marketing é melhor do que aquele feito por quem trabalha diretamente na empresa.
Ao atuar diretamente com a comunicação interna o principal impacto é eliminar quaisquer ruídos na informação. O importante é ser um canal direto, uma via de mão dupla e ter humildade para ouvir as críticas também. Parece ser uma coisa simples, ouvir, mas não é.
O ato de comunicar é estar aberto ao diálogo e dessa maneira crescer.
Sem ruídos e com um espaço aberto, ações claras e participação você notará uma melhora significativa no clima, como já foi mencionado.
Clima bom, propicia maior entrega ao trabalho, respeito aos prazos.
É incrível como pequenos ajustes e mudanças no comportamento de alguns gestores podem ajudar no crescimento e solidez de um negócio.
A comunicação interna também impacta diretamente no planejamento e estratégias de marketing para o público externo (clientes e futuros clientes). Com as políticas, visão e valores da empresa em mente, vendo-a aplicar isso no dia a dia, o planejamento é mais fiel, pois reflete a imagem que a esta deseja mostrar. Isso caminhando para uma comunicação integrada, mas já assunto para outro artigo. =)
Comentários