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Por que home office pode deixar o setor de marketing mais eficiente?

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imagem de uma mulher de pijama com uma caneca na mão em um escritório dentro de sua casa.

Nos últimos anos, o modelo de trabalho remoto tem tido mais destaque no mercado.

A princípio, o marketing é um dos setores que pode tirar proveito desse regime. Agora, resta saber se dá para manter a eficiência assim e como manter a equipe produtiva.

O home office tem várias vantagens

A pandemia, antes de mais nada, acelerou um processo de adoção ao sistema remoto. Ainda assim, muita gente que começou neste regime, quer continuar nele. Por exemplo, um estudo feito em 2021 mostrou que quase 80% dos entrevistados desejam seguir assim.

Isso vale também para quem é gestor ou líder e vai muito além.

Acima de tudo, são 81% as pessoas que acham que produzem melhor de suas casas. Por fim, vale citar algumas vantagens desse modelo de trabalho, como:

  • Redução nos custos;
  • Funcionários mais satisfeitos;
  • Colaboradores mais engajados;
  • Os resultados são melhores por conta do horário mais flexível.

Em geral, o regime home office impacta tanto no trabalho quanto na qualidade do serviço. Afinal, as pessoas estão em ambientes mais confortáveis, com maior poder de concentração.

O Marketing Digital cresce a cada dia

Um ponto a se levar em conta é que há o modelo digital do marketing. Dessa maneira, o setor da empresa ligado a isso tem ainda mais razões para trabalhar de casa.

Até porque esse tipo de expediente dispensa a necessidade de comparecer na companhia.

A produtividade cresce mesmo?

Uma das crenças populares tem a ver com a produção em escritório ser maior. Entretanto, não é bem assim que funciona, já que os próprios colegas podem ser distrações. Isso pode gerar conversas e outros tipos de interrupções.

Confira: Conheça os cargos de marketing para bombar seu departamento

O home office tem como uma de suas principais vantagens a possibilidade de escolher o local de trabalho. Assim, dá para ir em um local com menos pessoas para fazer as suas tarefas.

Esse é um ponto que já foi abordado em várias pesquisas ao longo de 2020 e 2021. Nesse sentido, a maioria dos funcionários disseram que se sentem mais produtivos em suas casas.

A importância de manter a equipe de marketing ativa ao longo do home office

Mesmo com as estatísticas a favor é preciso que o setor tenha uma boa gestão. Então, para isso, o líder precisa achar formas de manter a equipe produtiva. Antes de mais nada, essa medida passa pela adoção das ferramentas certas.

Na prática, a ideia é o uso de aplicativos e programas que facilitem alguns pontos. Por exemplo, a comunicação entre os membros de time e também a troca de dados. Além disso, essas aplicações são ideais para que se tenha organização.

Algumas dessas ferramentas são sites onde é possível atribuir tarefas para cada pessoa. Do mesmo modo, dá para colocar até mesmo um prazo para cumprir as atividades.

Confira: Softwares de marketing são importantes para o crescimento da empresa?

Outras dicas para ajudar na produtividade

Usar ferramentas digitais não é a única forma de deixar a equipe mais produtiva. Dessa maneira, há outras dicas como a criação de um plano bem definido. Agora, confira quais são essas ideias:

  • Elaborar prazos e metas;
  • Tornar o time mais integrado;
  • Estímulo para a equipe se comunicar.

Tudo isso passa pela forma de gestão, que deve ser eficiente em regime remoto. Portanto, o líder do setor de marketing deve aprimorar suas habilidades. Então, ele deve entender como focar nos resultados sem que a qualidade do trabalho tenha prejuízo.

O home office aumenta a produtividade e impacta o setor de marketing de forma direta.

A técnica SMART para as metas e prazos

Um método para ajudar na gestão e focar nos resultados é estipular metas e prazos. Nesse sentido, existe o conceito SMART, que consiste em uma forma de planejar bem esses pontos. Trata-se de uma sigla que significa:

  • Specific: Específico;
  • Measurable: Mensurável;
  • Attainable: Alcançável;
  • Relevant: Relevante;
  • Time based: Temporal.

Em termos práticos, é preciso que cada meta criada tenha como base esses 5 pilares. Como resultado, o time de marketing tende a entender de forma clara quanto ao que devem fazer.

Como o home office pode afetar a eficiência no dia a dia

A rotina de trabalho no modo remoto tem uma maior eficiência por vários fatores. A princípio, vale citar que não é preciso se deslocar para a empresa. Ou seja, há uma grande economia de tempo, principalmente em locais com muito trânsito.

O foco maior é outro ponto que chama a atenção, visto que não há ninguém interrompendo. Ainda assim, o funcionário deve ter em mente que não pode ficar fazendo várias pausas. Afinal, ele ainda tem prazo para entregar o trabalho, mesmo que em horário flexível.

Menor chance de Turnover

Caso não saiba, esse é o nome que se dá ao fluxo de entradas e saídas na empresa. Ou seja, é algo que costuma ser um problema e também é sinônimo de prejuízo. Afinal, é mais barato reter um funcionário do que substituir.

Isso também afeta a companhia em vários outros pontos, como o da produtividade. Acima de tudo, porque as equipes não conseguem manter o mesmo nível de produção, já que estão desfalcadas.

  • Baixo salário;
  • Gestão ruim;
  • Problemas entre os membros da equipe;
  • Condições de trabalho abaixo da média.

São estas algumas das possíveis causas de turnover dentro do dia a dia da empresa. Ainda assim, elas são tidas como controláveis, bem como, insatisfação pessoal do colaborador. Em alguns casos o home office entra como solução.

Como o regime remoto melhora o turnover

Para controlar o fluxo de saídas, a companhia deve tomar uma decisão rápida e eficiente. Assim, o home office é uma opção viável, já que ele tende a reduzir o turnover. Nesse sentido, o funcionário se sente mais leal quando é possível trabalhar de forma remota.

A chance de contar com pessoas mais qualificadas

Por incrível que pareça, há pessoas no mercado que têm muita experiência e qualificação. Entretanto, elas não estão satisfeitas com o dia a dia tradicional de trabalho. Então, ao pensar no modelo remoto, abrem-se portas para essa categoria.

Lembre-se que não vai achar esse profissional em centrais comuns, mas vale a pena buscar. Acima de tudo, porque vai poder formar uma equipe muito mais eficiente e comprometida.

Uma tendência que chegou para ficar

De modo geral, não tem como negar que o home office não foi algo passageiro. Ainda mais, se levar em conta que o marketing é um dos campos que cresce em meios digitais. Dessa forma, é um setor em que as pessoas vão trabalhar de suas casas.

As vantagens disso são evidentes, porque todos ficam muito mais produtivos no dia a dia. Ainda assim, é preciso que a equipe tenha uma boa gestão para evitar problemas. Além disso, vale orientar os funcionários para que eles não deixem o seu bem-estar de lado.

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave.A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

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