Nos últimos tempos (anos), uma onda gigantesca de marketing tomou o mundo, é o caso do inbound marketing, outbound, de redes sociais, dentre outros. Não leve a mal, não considero que seja um coisa ruim quando é bem executado e benéfico para a empresa, para além de atrair novos clientes e novas vendas.
Enquanto Relações Públicas, tenho me deparado com muitas estratégias pontuais que não se lembram do todo que é uma empresa e vejo isso com grande preocupação. As empresas estão preparadas para receber um fluxo maior de vendas, atender os prazos, se deparar com possíveis reclamações e ter um atendimento gentil que resolva o que for necessário?
Pode soar como pessimismo, mas as empresas não estão. Muitas esquecem de se comunicar com seus próprios colaboradores sobre os novos rumos, mudança na estratégia da empresa. E sabe no que isso resulta? Em uma imagem arranhada com um dos públicos mais importantes: o público interno.
A comunicação integrada, como o nome indica, é uma série de estratégias e ações de comunicação que se integram com uma finalidade. Quando o assunto é Relações Públicas, tal comunicação visa a manutenção da imagem do cliente, a fim de fortalece-la, torna-la positiva.
O mesmo, com certeza, pode ser aplicado no marketing, e vou neste artigo explicar como isso pode ser feito.
Conhecido como marketing de atração, visa, basicamente, atrair a atenção de seus públicos através da produção de textos e outros tipos de materiais específicos, personalizados. Atrairá um público de qualidade para seu site ou blog.
O benefício aplicando esta estratégia em sua empresa é, primeiramente, o baixo investimento realizado. A execução é a criação de artigos com grande relevância para o público que deseja atingir e, com isso, você melhorará alguns pontos importantes em sua empresa:
Voltemos um pouco a comunicação integrada. Ter mais clientes é maravilhoso, principalmente se eles têm o potencial de “comprar” de novo. Voltemos também a parte em que pergunto se a empresa está preparada para atender um fluxo grande de clientes.
Uma vez colocada em prática, uma estratégia pode atrair um grande número de pessoas em pouco tempo ou gradualmente. Se houver um boom, sua empresa está preparada? Para além dos números (quanto a mais preciso ter em estoque, preciso fazer novas contratações…), é preciso preparar sua equipe, jogar limpo. Eis a importância de uma comunicação integrada a sua estratégia de inbound marketing.
Faça todos saberem da intenção que a empresa tem em alcançar mais clientes. Se a comunicação é feita de maneira digital, pode ser mais fácil. Se não é 100% digital, encontre uma maneira efetiva de comunicar todos os seus colaboradores, todos mesmo. Já ouviu falar que os funcionários da empresa fazem o melhor marketing? É real, galera. E os colaboradores, com frequência, são deixados de lado.
Lá na primeira etapa de planejamento da estratégia de comunicação e marketing, pense em atos que integrem os seus funcionários, seus fornecedores, se for tiver, e todos os que são fundamentais para o crescimento da empresa.
É imprescindível que todos estejam falando a mesma língua.
Por que não utilizar uma estratégia de inbound marketing para criar relações mais profundas com seus funcionários. É possível, não acha?
Tais estratégias, prazos, confecção de artes para maior engajamento pode ser incluído durante o planejamento. A imagem da sua empresa se tornará consolidada de dentro para fora. Se as pessoas que trabalham contigo indicam sua empresa, confiam na marca, porque os consumidores não o fariam?
Como é onde você trabalha? Tem comunicação integrada? Tem só inbound marketing?
Comentários