Como funcionam os algoritmos dos buscadores é um mistério para muitos usuários. Assim, há em destaque Google e YouTube. Mas, não se pode subestimar outros como Bing, Yahoo, e até mesmo as redes sociais. Entenda, portanto, como é cada um.
Conteúdo sobre algoritmos de busca que vai encontrar aqui.
O algoritmo BERT do Google e o impacto nas palavras-chave.
O maior buscador do mundo ainda é o Google?
O algoritmo do YouTube, como funciona?
Bing é o segundo maior buscador no mundo?
Como funciona o mecanismo de busca do Yahoo?
Você conhece o buscador DuckDuckGo?
As redes sociais são consideradas buscadores?
Qual é a importância de conhecer os buscadores?
Você já ouviu falar no algoritmo BERT do Google e como ele mudou toda a dinâmica das palavras-chave no tráfego orgânico? Se não, você precisa clicar aqui antes de continuar este artigo:
Sabe-se que ele foi comprado e reestruturado pelo Google. Então, já neste momento, ele deixou de ser apenas uma rede social. Assim, se tornou um buscador de pesquisa de grande proporção. Afinal, oferece bastante conteúdo aos usuários.
Faz parte do mecanismo do YouTube o próprio Google Search. No entanto, o foco aqui são os vídeos. Por isso, ao aplicar técnicas de SEO, é essencial se preocupar com a palavra-chave:
A taxa de cliques ou CTR também é um ponto importante nesta ferramenta. Por isso, é importante explorar recursos que atraiam o usuário.
O engajamento nos vídeos (compartilhamentos, comentários e likes) faz com que um conteúdo ali seja visto como relevante.
Hoje, o principal benefício do YouTube é que os resultados estão muito bem alinhados no buscador do próprio Google. Ou seja, eles não estão restritos a categoria de Vídeos apenas.
É possível encontrá-los nos resultados tanto em destaque, como entre sites ranqueados ali. Aliás, o algoritmo consegue até mesmo reconhecer um trecho de vídeo que tenha a ver com a pesquisa do usuário. Assim, pode iniciar a reprodução da mídia neste ponto exato.
Ele ainda lidera o ranking de principais buscadores. Isso porque, o Google fez parte da revolução da internet. Antes, os resultados surgiam na tela em ordem alfabética.
Hoje em dia, ele faz uso de IA para entender cada vez melhor o desejo do internauta e oferecer respostas bem mais precisas. O Google Search, no entanto, é um sistema complexo e os detalhes de como o seu algoritmo funciona ainda é um mistério.
O que se sabe, entretanto, é que a plataforma de busca tem como foco a relevância do conteúdo. Ou seja, aqueles que entregam o que o usuário quer. Para isso, ele usa alguns fatores como:
Para que o usuário encontre o que procura logo na sua página de resultados, o Google criou os snippets. Assim, esse recurso são aquelas caixas em destaque que aparecem com uma resposta curta.
Elas estão presentes na primeira posição dos links orgânicos, o que deixa muitas empresas e marcas ansiosas para ganharem esse espaço de visibilidade.
Ele ocupa a segunda posição e isso se deve ao fato de pertencer a grande Microsoft. Dessa forma, ele se integra a serviços da mesma como:
Quando se trata de técnicas de SEO, o Bing se parece muito com o modo de funcionar do Google. De fato, grande parte das funções do seu Bing Webmaster Tools (a versão do Google Search do Bing) se parece muito com as do maior buscador do mundo.
Os backlinks, por exemplo, agem da mesma forma. Aliás, possuem ainda mais relevância quando se trata de páginas mais antigas e com boa presença nas mídias sociais.
Ele é uma boa ferramenta para marcas que desejam atrair um público maior. Isso porque, muitos usuários do Bing usam apenas ele como buscador e mais nenhum outro.
Este buscador teve muito destaque no passado quando era integrado ao Cadê. O que afetou o seu sucesso eram anúncios em exibição nos banners do próprio Yahoo. Com isso, ele perdeu a popularidade e o Google Ads ganhou o seu espaço.
Hoje em dia, o Yahoo tem o seu buscador pago e a página é “menos poluída”. No entanto, os seus algoritmos oferecem resultados mais “crus”, em relação com o que o usuário pesquisa.
O que leva um site a ranquear ali são quase os mesmos critérios do Bing. Assim, os backlinks mantém a sua importância, mas também dão valor a páginas mais antigas.
O que se destaca nesse buscador é a sua plataforma mais simples e a concorrência que também é menor.
Ele tem ganho destaque nos últimos anos, ainda mais com a pauta sobre privacidade na internet tão em alta. Isso porque, esse é o seu foco principal, já que:
O seu modo de funcionar se baseia muito no Bing, bem como no Google. Mas, os algoritmos que oferecem os resultados são mais inferiores.
Um dos seus destaques são as metas descriptions, conteúdo que vem abaixo dos títulos. Pois elas são mais longas e contém trechos que atendem a pesquisa do usuário. Ou seja, se parece muito com os snippets.
O algoritmo do DuckDuckGo considera relevante:
Mesmo que não sejam tão sofisticados e não tenham essa função como foco principal, Instagram e Facebook são buscadores.
Neste primeiro, por exemplo, otimiza-se nomes com uma palavra-chave forte, a fim de incluir nas hashtags e bio. Por outro lado, nesta segunda rede, o algoritmo busca por títulos, comentários e trechos para entregar o que o usuário procura.
Isso quer dizer que, mesmo que a palavra-chave tenha a sua importância aqui, o SEO se destaca nas mídias sociais muito mais pelo engajamento.
Acima de tudo, note que a tecnologia por trás de cada plataforma não é tão diferente. Então, se você tem um bom ranqueamento no Google, pode ser bem posicionado em outros buscadores sem saber.
O benefício de entender como cada um funciona é que torna mais simples a tarefa de elaborar estratégias de SEO para uma marca ou empresa. Por fim, os fatores em comum entre elas para ter sucesso é:
Na falta dessas ferramentas conseguir algum espaço dentro do universo da internet é muito difícil. Portanto, eles merecem toda a atenção.
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