
A busca por palavras-chave eficazes é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de SEO. Assim como eu, você provavelmente já se perguntou: “Existe uma palavra-chave ideal para este produto ou página?” ou “Quais os melhores termos para usar neste conteúdo?”. Existem várias maneiras de responder a essas perguntas, todas corretas e convenientes para a maioria das estratégias de SEO. No entanto, aqui quero destacar que é uma abordagem que eu recomendo principalmente para quem tem um e-commerce ou trabalha como afiliado de produtos e os motivos vou destacar no fim, deixarei ressalvas importantes para se considerar. Bora lá…
O KGR.
O Keyword Golden Ratio (KGR) é uma das metodologias mais poderosas para encontrar palavras-chave com baixo nível de concorrência e alto potencial de ranqueamento rápido. Criada por Nathan Gotch, a técnica ajuda a encontrar palavras-chave de cauda longa pouco exploradas, mas com uma alta demanda não atendida na web.
Estudei essa técnica há uns 2 anos e poucas vezes tive a oportunidade de usar (por causa do meu perfil de clientes), mas fiz um pequeno teste e tive sucesso, pude observar o potencial dela. Estou com testes em andamento com alguns sites onde ofereço consultoria no momento e quando tiver números eu compartilharei os gráficos neste artigo, no futuro.
Antes de explicar como calcular, vou deixar aqui uma calculadora simples que pode te ajudar a fazer o cálculo, use sem moderação depois que entender como fazer o cálculo:
Resultado do KGR: –
Digite os dados para calcular o KGR.
Agora entenda abaixo como usar, está bem resumido e explica como encontrar cada dado para a palavra-chave que deseja.
O Keyword Golden Ratio (KGR) é uma fórmula simples, mas eficaz, para encontrar palavras-chave com baixo volume de busca e pouca concorrência. A técnica foca em palavras-chave de cauda longa, aquelas que são mais específicas e menos competitivas, mas que podem gerar tráfego qualificado de maneira mais eficiente.
Fórmula do KGR:
Número de Resultados de Pesquisa (Allintitle): Refere-se ao número de páginas no Google que possuem a palavra-chave exata no título. Palavra-chave de cauda longa, sempre vale apena frisar isso.
Volume de Busca Mensal: A média de buscas mensais para a palavra-chave, que pode ser obtida com ferramentas como o Google Keyword Planner, Ahrefs, ou SEMrush. (Eventualmente podemos encontrar algumas extensões grátis para o Chrome que faça isso).
Enfim, divide um pelo outro e pronto. Simples!
Mas a descoberta desta fórmula é o número ideal para determinar o potencial de sucesso rápido da palavra ou não. Vamos desenvolver isso...
A ideia central do KGR é calcular o quão competitiva é uma palavra-chave. O ideal é encontrar termos onde o KGR seja inferior a 0,25, indicando baixa concorrência e alto potencial de ranqueamento rápido. Quanto mais baixo o KGR, mais fácil será para o seu conteúdo ranquear bem no Google. Simples.
Exemplo:
Se o KGR for menor que 0,25, você tem uma grande oportunidade de ranquear rapidamente.
O Keyword Golden Ratio é uma técnica poderosa para quem busca ranquear rapidamente e com eficiência, mesmo em nichos altamente competitivos. Ao usar essa estratégia, você pode otimizar suas campanhas de SEO, economizar tempo e obter resultados significativos em um curto espaço de tempo.
É importante considerar que, ao encontrar a palavra-chave ideal através do cálculo, ela deve ter uma intenção de busca bem definida. Se a palavra-chave for muito ampla ou suscetível a várias interpretações, é melhor evitá-la, pois isso pode atrair o público errado para sua página, prejudicando sua taxa de engajamento. E como sabemos, a taxa de engajamento é um dos principais fatores de ranqueamento no Google.
Além disso, vale ressaltar que para aplicar essa técnica com sucesso, é necessário ter um volume significativo de páginas criadas. A maioria dessas palavras-chave possui um volume de busca baixo, por isso, a técnica é especialmente eficaz em e-commerces, onde há uma grande variedade de produtos e páginas que podem ser facilmente criadas. Já em um blog, pode ser mais desafiador, pois o número de páginas criadas tende a ser menor.
O KGR bem aplicado pode garantir o ranqueamento, mas não a permanência nas primeiras posições. É fundamental associar um bom KGR a um conteúdo relevante que gere bom engajamento. Isso vai assegurar a permanência nas primeiras posições e até ajudar a impulsionar outras páginas relacionadas do seu site. Sem isso, o KGR pode acabar sendo um tiro no pé.
Por fim e o mais importante: Não repita de forma exagerada a palavra, use no título e em algum parágrafo e isso basta, mais que isso você corre o risco de ser classificado como spam pelos algoritmos. Seu ranqueamento não depende da palavra-chave e sim do engajamento do usuário como disse antes, a palavra só garante que entrará no índice com o assunto correto. Desenvolvi melhor isso em outro artigo e vai completar demais este: O que é o algoritmo BERT
Pronto para começar? Experimente aplicar o KGR à sua estratégia de SEO e veja os resultados no seu site!
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