Por que eu preciso ter um blog para a minha empresa?

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Por que eu preciso ter um blog para a minha empresa?

É certo que, atualmente, possuir páginas na internet e canais de atendimento online é algo fundamental para qualquer negócio. Porém, é comum pensar: Por que eu preciso ter um blog para a minha empresa, se já tenho um site?

Cada tipo de canal exige um formato diferente de conteúdo. Há, por exemplo, padrões para a criação de conteúdos para sites, redes sociais e, é claro, para blogs. A estrutura de publicação de artigos que constitui um blog oferece diversas vantagens que não podem ser obtidas através de outros veículos de informação. Que tipo de conteúdo um blog me possibilita publicar? E, quais são as vantagens que esses conteúdos poderão me proporcionar? É o que veremos a seguir.

1) Sua empresa se mantém presente nas discussões pertinentes à sua área de atuação

Imagine a quantidade de pessoas que está, neste exato momento, pesquisando assuntos relacionados aos produtos e/ou serviços ofertados pela sua empresa. Agora, imagine que tipo de conteúdos essas pessoas estão acessando?

A maior parte dos resultados apresentados em pesquisas é composta por artigos de blog. Artigos são textos grandes demais para postagens em redes sociais e abrangentes demais para sites corporativos, porém, apresentam a medida certa para a apresentação de conceitos e a explanação a respeito de um determinado assunto. Em geral, os artigos possibilitam a organização das informações de forma didática, o que atende às expectativas dos visitantes que buscam sanar suas dúvidas ou obter novos conhecimentos.

Você pode estar se perguntando: Se já existe tanto conteúdo na internet, por que eu preciso ter um blog também? Para que a sua empresa apareça de maneira ativa em meio às pesquisas relacionadas ao seu setor, mantendo-se presente no imaginário de clientes em potencial.

2) Sua empresa é encontrada por novos clientes

Fornecer conteúdos para as pesquisas realizadas na internet não é o único objetivo de quem mantém um blog profissional. Então, por que eu preciso ter um blog para a minha empresa? Para que ela seja encontrada por novos clientes.

Caso você publique conteúdos relevantes e confiáveis em seu blog, é possível fazer com que as pesquisas direcionem os usuários para a sua empresa. O blog pode estar alocado em um subdomínio do site de sua empresa, permitindo que os visitantes de seus artigos sejam convidados a navegar por outras áreas do site que apresentam informações mais objetivas sobre o seu trabalho. Também é possível que o blog seja criado em um domínio à parte, sem ligação direta com o site. Em ambos os casos, o benefício é o mesmo: o nome da sua empresa estará presente nos debates e pesquisas do seu setor.

3) A relação com seus clientes é aprimorada

Por que eu preciso ter um blog para interagir com meu público se já possuo canais de atendimento? A interação possibilitada pela utilização de um blog corporativo traz diversos benefícios à relação com o cliente. Podemos tomar como exemplo a otimização do trabalho do Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC) de uma empresa. Ao invés de fazer com que um colaborador (ou até mesmo uma equipe inteira) gaste tempo e esforços desnecessários na repetição de respostas a perguntas recorrentes de seus clientes, por que não produzir conteúdos claros e objetivos que sejam capazes de sanar essas dúvidas? A estrutura de um blog é ideal para a veiculação de conteúdo desse tipo.

O conjunto de conteúdos publicados em seu blog também pode fazer com que os clientes confiem em sua empresa. Ao acessar os seus conteúdos, o usuário toma conhecimento de aspectos como a forma de trabalho aplicada por sua empresa, o que lhe permite constatar o nível de qualidade de seus produtos/ serviços. Familiarizado com seus artigos, o cliente torna-se mais propenso a contar com o seu trabalho.

Para garantir a obtenção de todos os benefícios acima mencionados, é fundamental que o blog de sua empresa seja periodicamente atualizado com novos conteúdos.

Por que eu preciso ter um blog sempre atualizado?

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O primeiro motivo é o constante processo de modernização ao qual todos os setores do mercado estão submetidos. O tempo todo, podemos observar o surgimento de novas tecnologias e novos conceitos. Naturalmente, surgem dúvidas a respeito desses novos assuntos, o que impulsiona a produção de conteúdos na internet. Acredite, se você não elaborar respostas e não oferecer soluções para as novas necessidades, outra empresa o fará. Sendo assim, o melhor é não perder tempo: mantenha seu blog afinado com as novas tendências, permitindo que ele seja reconhecido como fonte segura para todos os interessados nos assuntos do seu setor.

A criação de novos conteúdos contribui também para as estratégias de posicionamento utilizadas em seu blog. A cada novo conteúdo publicado, seu artigo pode conter estruturas e elementos que contribuem para o ranqueamento de seu site. Ou seja, a atualização periódica e a aplicação das técnicas de marketing de conteúdo adequadas possibilitam que seu blog ocupe uma posição privilegiada na lista de resultados para pesquisas realizadas no Google ou outras ferramentas de busca.

Recapitulando, voltemos à pergunta: Por que eu preciso ter um blog atualizado?

Resposta: Para que o blog possa proporcionar à sua empresa todos os benefícios já citados. Quanto mais relevantes os conteúdos de seu blog, maior será a quantidade de pessoas que irão acessá-lo. Assim, usuários que buscam respostas, dicas e soluções para os assuntos pertinentes ao seu setor, encontram nos conteúdos da sua empresa o material necessário para obter e compartilhar conhecimentos. Através dos dados gerados por essa interação, as ofertas de seus produtos e serviços são direcionadas ao público-alvo adequado, obtendo maior chance de venda.

Equipe Clave

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave. A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

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