Marketing para gráficas: 7 dicas essenciais

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Marketing para gráficas: 7 dicas essenciais

Antes de trabalhar na divulgação do cliente, é importante que a gráfica trabalhe na própria divulgação. Afinal, ela deve alcançar seus possíveis clientes – e para isso, precisa de marketing para gráficas.

Esse conjunto de estratégias para divulgação da gráfica é essencial para que ela se torne conhecida, de forma que seus benefícios sejam destacados. Sendo um negócio online, é mais importante ainda.

Por isso, prossiga com a leitura para ter algumas ideias de marketing para gráficas!

7 dicas essenciais de marketing para gráficas

Afinal, como captar clientes para gráficas? Bem, é muito comum que elas fechem as portas cedo por não saberem responder essa pergunta. Claro que há muitas variáveis envolvidas na divulgação do seu produto:

ÍNDICE


  1. Localização da sua gráfica;
  2. Você conhece mesmo o seu público?;
  3. Presença nas mídias sociais;
  4. Bom portfólio;
  5. como está seu atendimento?;
  6. Faça planejamento de seu preço.

E entre isso tudo, há certos pontos essenciais que sua gráfica deve tocar. Quer descobrir como fazer bom marketing da gráfica? Então veja a seguir 7 dicas essenciais que garantem isso!

1. Avalie sua localização

A localização de uma gráfica revela pontos fortes e fracos para seu negócio – afinal, há pontos de grande e baixa movimentação. Não só isso, pois também há diferença de públicos entre cada localização.

marketing para gráficas

Por exemplo, uma gráfica localizada num grande centro costuma atender um variado público, geralmente com pedidos mais complexos. Enquanto isso, nos arredores de uma universidade, o público é adolescente, geralmente com pedidos mais simples.

Tendo isso em mente, você deve definir seu marketing para gráficas nos conformes de comunicação do seu público.

2. Avalie seu público

Seguindo na linha da dica anterior, é importante que você estabeleça comunicação com o cliente e entenda seus desejos e receios. Dessa forma, você busca captar e fidelizar ele através de um atendimento personalizado.

Você deve saber: A classificação dos públicos em um novo modelo de organizações online.

Tudo isso parte da abordagem: sua comunicação visual conversa com o público-alvo? Você disponibiliza mais de um canal de comunicação para atendimento?

Dessa forma, o marketing digital para gráficas acaba sendo acionado também, já que é importante ter alcance nas principais redes sociais. Não só isso, é necessário que mantenha comunicação sempre aberta e que tenha postagens regulares no feed.

3. Faça marketing das artes gráficas

Afinal, há melhor forma de fazer marketing do seu produto do que simplesmente exibir o que já foi feito? Dessa forma, você deve elaborar um portfólio e divulgar trabalhos já feitos, de forma que visualizem como você trabalha e qual seu resultado final constante.

Da mesma forma, é essencial que tenha bom conhecimento do seu produto e convicção de que está vendendo seu melhor trabalho. O menor detalhe do produto deve ser de seu conhecimento, de maneira que seu cliente sinta confiança em você.

Equipamentos


Eis um detalhe que merece ser pontuado: o material que usa para produção visual. Você deve portar um equipamento que atenda a sua demanda e ao estilo do seu produto, pois esse detalhe impacta no faturamento posterior. Considere também: se você investe em um bom equipamento você deve mostrar isso em cada oportunidade que tiver, isso trará segurança para seu cliente e aumenta as chances de conversão.


Considere também, se investe em um bom equipamento você deve mostrar isso em cada oportunidade que tiver, isso trará segurança para seu cliente e aumenta as chances de conversão.

4. Varie e evolua seu portfólio

Complementando a dica essencial anterior, é necessário ter atenção com seu portfólio em dois frontes: variedade e atualidade. No primeiro, é necessário que você apresente trabalhos variados em temática e estilo, de forma que capte os mais variados clientes.

Já no segundo, é importante que mantenha seu portfólio atualizado com as tendências e novos desejos do público.

5. Apresente um bom atendimento

Aqui é um ponto crucial para definir se você adquire mais um cliente ou se deixa apenas mais uma pessoa insatisfeita. Além disso, esse é o começo do processo de fidelização do cliente – e por isso, ele deve ter um bom atendimento do início ao fim.

Para fazer isso, se atente a detalhes como:

  • Educação, gentileza e bom humor;
  • Boa comunicação com o público;
  • Boa vestimenta;
  • Ofereça o melhor produto, com preço mais adequado para sua situação.

6. Planejamento no preço

Falando em preço mais adequado, é importante falar de planejamento. Esse detalhe envolve tanto o preço, como situações que impactam nele: uso de equipamento, detalhes da produção e ela em si, prazo de entrega, demanda, etc.

Todas essas variáveis levam à formulação do preço, que deve ser justo para o cliente. Dessa forma, é interessante que trabalhe com uma tabela de preços coerente, ao mesmo tempo que saiba negociar com o cliente.

7. Faça o marketing para gráficas

A internet é uma das melhores ferramentas de marketing – e deve ser utilizada! Tendo custo menor que o marketing tradicional, o marketing digital ainda apresenta mais de um canal para seu exercício:

  • Redes sociais;
  • Website;
  • Publicidade orgânica e paga;
  • Chat bots;
  • Etc.

Dessa forma, há muitos detalhes que impactam no marketing para gráficas – e você deve trabalhar com todos eles!

Conheça a Expanssiva, gráfica online que usou estas estratégias de marketing digital para crescer na web.

Equipe Clave

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave. A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

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