Entenda como funciona o Facebook Ads e saiba como usá-lo

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Entenda como funciona o Facebook Ads e saiba como usá-lo

A rede social mais acessada do Brasil também é uma ferramenta poderosa para quem busca resultados digitais em seus negócios. Por exemplo, sem dúvida você já ouviu falar do Facebook Ads, certo?

A população no Brasil, atualmente, conta com cerca de 212 milhões de pessoas, segundo o IBGE. E uma pesquisa da Statista evidenciou que o Brasil é o terceiro país com mais usuários no Facebook, totalizando 130 milhões.

Mas o que o Facebook Ads tem a ver com isso? Tudo! Afinal, é o sistema de mídia do Facebook em formato de anúncios pagos. Com ele, é possível criar campanhas estratégicas e divulgar a sua marca.

Por isso, selecionamos neste texto as informações principais para ajudar você a entender como o Facebook Ads funciona. Acompanhe!

O que é o Facebook Ads

O Facebook Ads é um sistema do Facebook que conta com um site completo para campanhas de anúncios pagos. É grande a variedade de anúncios que podem ser criados na plataforma.

As campanhas do Facebook Ads possibilitam alcançar grupos de diferentes tipos por meio de opções de segmentação. Essas opções estão disponíveis na plataforma e permitem criar estratégias de anúncios focados em gerar conversões, por exemplo.

Ou seja, o Facebook Ads é uma ferramenta focada em campanhas de anúncios pagos. Essas campanhas são exibidas na própria rede social do Facebook e também nos seguintes posicionamentos: Instagram, Messenger, Audience Network.

Qual público está no Facebook

Um levantamento do Hootsuite, em 2019, mostrou que de 2 bilhões cadastrados no Facebook, 57% são homens e 43% mulheres. Como usuários mais ativos, a faixa etária vai de 25 a 34 anos, representando 32%.

Mas o que vai determinar o público ideal para sua marca são as análises das métricas geradas para a sua página na plataforma.

Dessa forma, algumas dicas para analisar melhor seu público-alvo são:

  • observe dados demográficos: idade, gênero, níveis de escolaridade, cargos, status de relacionamento, e o que mais for relevante para sua marca;
  • analise o que as pessoas gostam e procuram: seus interesses, preferências e causas que apoiam;
  • descubra seus estilos de vida: quais são suas tendências e que tipos de atividades se interessam;
  • veja quais páginas curtem e de que grupos participam: isso demonstra quais são seus interesses ao navegar na rede social;
  • analise o comportamento de compra: se curtem páginas de produtos e marcas e quais são suas tendências de compra.

Quais são os formatos de anúncios do Facebook Ads

Há algumas opções de formatos para anúncios no Facebook Ads, então vai do seu objetivo para cada campanha publicitária. Dessa forma, focalize na ferramenta que possa auxiliar na criação da sua estratégia.

Veja abaixo as opções para a criatividade da sua divulgação:

  • Imagens: usado para evidenciar a personalidade da marca/produtos e incentivar pessoas a fazer uma ação;
  • Vídeo: ideal para trazer mais interação aos anúncios, o que pode destaca-lo mais na página principal;
  • Carrossel: é um compilado de até 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, mas cada um com seu próprio link de acesso;
  • Experiência instantânea: experiência em tela cheia que é exibida quando o anúncio é tocado em um dispositivo móvel;
  • Coleção: com ele é possível incluir vários produtos no anúncio e ainda conta com a experiência instantânea.

Quais as vantagens de usá-lo

Imagem de curtidas do Facebook amontoadas

O Facebook Ads pode se tornar um grande aliado em suas estratégias de Marketing para divulgar sua marca. Mas não somente, é possível também:

  • ganhar notoriedade de marca;
  • divulgar produtos;
  • criar campanhas promocionais;
  • aumentar o alcance das publicações;
  • segmentar o público das campanhas;
  • atingir pessoas em potencial;
  • converter leads;
  • criar campanhas diversificadas: com vídeos, imagens, textos, links, carrossel, formulários, etc.;
  • acompanhar resultados e analisar métricas por meio dos relatórios gerados na plataforma;
  • obter retorno com publicidade de custo baixo a médio;
  • enviar pessoas para uma página externa;
  • gerar maior interação com o público.

Passo a passo para criar uma campanha no Facebook Ads

Saber utilizar o Facebook Ads de forma adequada é ideal para alcançar o público certo para sua marca. Por isso, criamos um passo a passo básico para ajudar você a criar uma primeira campanha, que claro, precisará de um refinamento conforme os primeiros dados forem gerados.

Primeiro passo: abra o Gerenciador de negócios

Primeiro, saiba que é no Gerenciador de negócios que você poderá criar e monitorar seus anúncios, analisar os resultados e mensurar as estratégias. Portanto, para criar uma campanha, faça seu login. Após isso, vá no menu lateral e clique em > Mais ferramentas > Gerenciador de anúncios.

Segundo passo: criar anúncio

Abrindo o Gerenciador de anúncios, você terá acesso às campanhas e poderá, de fato, criar uma. Para isso, basta clicar em “Criar” e definir um objetivo para seu anúncio.

Então, selecione um objetivo para sua campanha e clique em “Continuar”. As opções que você pode escolher são:

  • Reconhecimento de marca;
  • Alcance;
  • Tráfego;
  • Envolvimento;
  • Instalações do aplicativo;
  • Visualizações de vídeo;
  • Geração de cadastros;
  • Mensagens;
  • Conversões;
  • Vendas do catálogo;
  • Tráfego para o estabelecimento.

Terceiro passo: configure sua campanha

Agora é o momento de você fazer mais definições específicas para sua campanha no Facebook Ads. Então, crie um nome, caso queira, escolha uma categoria de anúncio (Crédito, Emprego, Moradia, Temas sociais) e defina um orçamento. Após isso, clique em “Avançar”.

Quarto passo: defina seu público e programação

Você tem a opção de fornecer elementos dinâmicos nessa etapa também. Basta ativar essa opção e seguir as indicações. Mas o principal agora é definir a data inicial e final que seu anúncio será veiculado e selecionar o público.

Para definir o público, você tem opções como: localizações, idade e gênero. Além disso pode direcionar mais detalhadamente, o que faz com que seu anúncio seja exibido para um maior número de pessoas em potencial.

Ao selecionar o público, ao lado será exibido o alcance da sua campanha com base nas informações que você forneceu. Então, você pode ir testando para ver qual é o alcance ideal.

Nessa parte, você também deve selecionar um Posicionamento: manual ou automático. Quanto mais manual, mais direcionado aos seus interesses será a campanha, então escolha onde você quer que seu anúncio seja exibido e avance.

Quinto passo: finalize e publique

Por fim, termine as configurações do anúncio: imagem ou vídeo, carrossel, se quer adicionar experiência instantânea e arquivo de origem reproduzível.

Depois, defina o título do anúncio, escreva sua descrição e coloque o link do site. Além disso, escolha um botão para CTA (chamada de ação).  E, caso queira, pode também adicionar mais idiomas e configurar o rastreamento de conversão.

Ao lado, seu anúncio estará sendo exibido como rascunho de como ele será. Assim, você terá uma ideia de sua exibição em diversos dispositivos. Observe o modo de exibição e, por fim, clique em “Publicar”.

Pronto! Sua campanha de anúncio no Facebook Ads está criada, mas precisará de aprovação da plataforma para começar a rodar.

Importante dizer que as campanhas podem, e devem, ser alteradas conforme ela vai sendo divulgada e os dados são gerados. A primeira campanha é um passo para acertar o público e fazer com que o dinheiro investido valha a pena correspondendo ao seu objetivo.

Esperamos ter ajudado você a entender como funciona essa ferramenta, mas caso ainda tenha dúvidas, visite outros conteúdos aqui do blog!

Equipe Clave

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave. A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

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