Como divulgar seu delivery de comida na Internet

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Como divulgar seu delivery de comida na Internet

Você sabe como divulgar seu delivery de comida na Internet do jeito certo? Se não sabe, então é hora de aprender algumas dicas que farão toda a diferença na hora de manter a sua operação funcionando.

Atualmente, aplicativos como o Rappi Restaurantes são uma das grandes esperanças dos restaurantes após a pandemia do novo coronavírus. Isso porque o sistema não só respeita as regras da quarentena, como também permite que as pessoas isoladas em casa possam comer uma comida boa sem precisar sair e correr risco de contaminação.

Tanto é assim que, atualmente, o gasto com delivery subiu 103% desde o começo do ano. A expectativa, de acordo com alguns nomes da indústria, é que os apps de entrega sejam responsáveis por mais de um terço do faturamento dos restaurantes após o fim da pandemia.

Quer saber como sair na frente e como divulgar seu delivery de comida na Internet sem erro? Então veja algumas dicas disso a seguir!

Como divulgar seu delivery de comida na Internet?

Abaixo, listamos algumas das ações mais importantes para quem quer aprender como divulgar seu delivery de comida na Internet. Veja quais são:

Entenda como funcionam os algoritmos dos apps

Os aplicativos de delivery são comandados por algoritmos que têm como objetivo entregar a melhor experiência possível para os usuários. Pense assim: para um aplicativo, o ideal é que o usuário compre mais vezes com ele em vez de comprar com concorrentes.

Tanto faz para o app se será o seu restaurante ou o do seu concorrente que receberá o pedido do usuário. Afinal, ele receberá uma comissão praticamente igual. No entanto, o ideal para o aplicativo é que o usuário receba a melhor experiência possível, pois isso aumentará as chances de que ele volte a comprar.

Portanto, é essencial que o seu restaurante compreenda isso e possa atuar de modo a sinalizar ao app que você oferece a melhor experiência para os consumidores.

De maneira superficial (já que nenhum aplicativo divulga como funciona o seu algoritmo), podemos assumir que dois fatores fazem a diferença na hora do app escolher qual restaurante recomendar ao usuário:

  • o tempo de produção do prato;
  • as avaliações positivas.

Portanto, sabendo disso, uma das formas de aumentar a divulgação do seu delivery é garantir que essas duas métricas estarão sempre em alta no seu restaurante.

Tenha uma estratégia para ganhar mais reviews positivas

Uma das maneiras de conseguir mais destaque dentro dos próprios aplicativos é  ganhar mais reviews positivas. Quanto melhores as avaliações, mais o app apresentará o seu restaurante para os clientes.

Existem alguns cuidados básicos para garantir boas avaliações. Por exemplo:

  • não erre o pedido;
  • entregue a comida com boa textura e sabor;
  • capriche nos acompanhamentos;
  • entregue o pedido dentro do prazo estipulado ou antes;
  • envie guardanapos e outros acessórios (ketchup e mostarda em caso de lanche, por exemplo).

No entanto, o ideal é ir um pouco além para realmente criar uma experiência diferente. Por exemplo, alguns restaurantes têm uma “playlist” para quem pede delivery. Basicamente, a ideia é recriar um ambiente como se você estivesse no restaurante comendo.

Essa é uma técnica boa para garantir a maior satisfação do cliente. Seja qual for a sua estratégia, não esqueça de inserir uma notinha agradecendo o pedido e solicitando uma avaliação ao consumidor.

Use as redes sociais como direcionadores de tráfego

Além do próprio aplicativo de delivery, você pode aumentar a divulgação do seu restaurante direcionando tráfego de outras fontes. Uma delas é o seu perfil nas redes sociais, especialmente no Instagram.

O Instagram é uma rede puramente visual e, por causa disso, é excelente para restaurantes. Afinal, você já ouviu falar na expressão “olhos maiores do que a boca”? Nela, indicamos a pessoa que se encanta mais com o visual do prato.

Por isso, use suas melhores fotos e vídeos para poder encantar o público no Instagram e direcioná-lo para fazer um pedido nos apps de delivery.

Anúncios pagos em redes sociais

Quando não se tem um público assíduo ou muitos seguidores em redes sociais, partir para os anúncios pagos em redes sociais é o melhor a ser feito.

O conselho é iniciar pelo Facebook Ads.

Mas, por que Facebook Ads?

Simples, o Facebook é uma potência que detêm em seu conglomerado aplicativos como Instagram, WhatsApp, o próprio Facebook, dentre outras. Para fazer anúncios pagos no Insta, é necessário ter uma conta no Facebook Ads.  

Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo deste parceiro da Agência Clave.

Poste perto dos horários das refeições

Uma dica simples para potencializar a sua estratégia de redes sociais é focar o seu horário de postagens perto do horário do almoço ou jantar. Afinal, é a hora em que as pessoas estão começando a planejar o que vão comer e é um bom momento para influenciá-las.

Veja mais ou menos qual é o horário que você mais recebe pedidos e, então, comece a postar nas redes sociais talvez uns 10, 15 minutos antes. Isso garantirá que o seu post estará em evidência no horário em que o seu público está com mais fome.

Use os bastidores do restaurante para criar uma conexão

Uma maneira de conseguir uma série de clientes fixos de longo prazo no seu delivery é criar uma relação emocional com eles. As redes sociais também ajudam nisso.

Mostrar os bastidores do restaurante, como os pratos são feitos e alguns detalhes nos Stories do Instagram ajudam a desenvolver essa relação positiva.

E aí, aprendeu como divulgar seu delivery de comida na Internet? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Equipe Clave

Equipe Clave

Equipe de Redação da Agência Clave. A equipe de profissionais formados em comunicação da Agência Clave eventualmente estuda sobre o que fazem  e compartilham seus novos aprendizados, a fim de disseminar seus conhecimentos.

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