
Você sabe como divulgar seu delivery de comida na Internet do jeito certo? Se não sabe, então é hora de aprender algumas dicas que farão toda a diferença na hora de manter a sua operação funcionando.
Atualmente, aplicativos como o Rappi Restaurantes são uma das grandes esperanças dos restaurantes após a pandemia do novo coronavírus. Isso porque o sistema não só respeita as regras da quarentena, como também permite que as pessoas isoladas em casa possam comer uma comida boa sem precisar sair e correr risco de contaminação.
Tanto é assim que, atualmente, o gasto com delivery subiu 103% desde o começo do ano. A expectativa, de acordo com alguns nomes da indústria, é que os apps de entrega sejam responsáveis por mais de um terço do faturamento dos restaurantes após o fim da pandemia.
Quer saber como sair na frente e como divulgar seu delivery de comida na Internet sem erro? Então veja algumas dicas disso a seguir!
Abaixo, listamos algumas das ações mais importantes para quem quer aprender como divulgar seu delivery de comida na Internet. Veja quais são:
Os aplicativos de delivery são comandados por algoritmos que têm como objetivo entregar a melhor experiência possível para os usuários. Pense assim: para um aplicativo, o ideal é que o usuário compre mais vezes com ele em vez de comprar com concorrentes.
Tanto faz para o app se será o seu restaurante ou o do seu concorrente que receberá o pedido do usuário. Afinal, ele receberá uma comissão praticamente igual. No entanto, o ideal para o aplicativo é que o usuário receba a melhor experiência possível, pois isso aumentará as chances de que ele volte a comprar.
Portanto, é essencial que o seu restaurante compreenda isso e possa atuar de modo a sinalizar ao app que você oferece a melhor experiência para os consumidores.
De maneira superficial (já que nenhum aplicativo divulga como funciona o seu algoritmo), podemos assumir que dois fatores fazem a diferença na hora do app escolher qual restaurante recomendar ao usuário:
Portanto, sabendo disso, uma das formas de aumentar a divulgação do seu delivery é garantir que essas duas métricas estarão sempre em alta no seu restaurante.
Uma das maneiras de conseguir mais destaque dentro dos próprios aplicativos é ganhar mais reviews positivas. Quanto melhores as avaliações, mais o app apresentará o seu restaurante para os clientes.
Existem alguns cuidados básicos para garantir boas avaliações. Por exemplo:
No entanto, o ideal é ir um pouco além para realmente criar uma experiência diferente. Por exemplo, alguns restaurantes têm uma “playlist” para quem pede delivery. Basicamente, a ideia é recriar um ambiente como se você estivesse no restaurante comendo.
Essa é uma técnica boa para garantir a maior satisfação do cliente. Seja qual for a sua estratégia, não esqueça de inserir uma notinha agradecendo o pedido e solicitando uma avaliação ao consumidor.
Além do próprio aplicativo de delivery, você pode aumentar a divulgação do seu restaurante direcionando tráfego de outras fontes. Uma delas é o seu perfil nas redes sociais, especialmente no Instagram.
O Instagram é uma rede puramente visual e, por causa disso, é excelente para restaurantes. Afinal, você já ouviu falar na expressão “olhos maiores do que a boca”? Nela, indicamos a pessoa que se encanta mais com o visual do prato.
Por isso, use suas melhores fotos e vídeos para poder encantar o público no Instagram e direcioná-lo para fazer um pedido nos apps de delivery.
Quando não se tem um público assíduo ou muitos seguidores em redes sociais, partir para os anúncios pagos em redes sociais é o melhor a ser feito.
O conselho é iniciar pelo Facebook Ads.
Mas, por que Facebook Ads?
Simples, o Facebook é uma potência que detêm em seu conglomerado aplicativos como Instagram, WhatsApp, o próprio Facebook, dentre outras. Para fazer anúncios pagos no Insta, é necessário ter uma conta no Facebook Ads.
Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo deste parceiro da Agência Clave.
Uma dica simples para potencializar a sua estratégia de redes sociais é focar o seu horário de postagens perto do horário do almoço ou jantar. Afinal, é a hora em que as pessoas estão começando a planejar o que vão comer e é um bom momento para influenciá-las.
Veja mais ou menos qual é o horário que você mais recebe pedidos e, então, comece a postar nas redes sociais talvez uns 10, 15 minutos antes. Isso garantirá que o seu post estará em evidência no horário em que o seu público está com mais fome.
Uma maneira de conseguir uma série de clientes fixos de longo prazo no seu delivery é criar uma relação emocional com eles. As redes sociais também ajudam nisso.
Mostrar os bastidores do restaurante, como os pratos são feitos e alguns detalhes nos Stories do Instagram ajudam a desenvolver essa relação positiva.
E aí, aprendeu como divulgar seu delivery de comida na Internet? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!
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